IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO SOBRE A SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES DE ALGUMAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO PARANÁ

Autores

  • Bruna da Costa Buzatto Universidade Estadual de Maringá
  • Débora Piai Cedran Universidade Estadual de Maringá
  • Bruna Silva Pedrosa Universidade Estadual de Maringá
  • João Luiz Zampiroli Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33765

Palavras-chave:

AULAS REMOTAS, ISOLAMENTO SOCIAL

Resumo

A pandemia de COVID-19 e o isolamento social afetaram profundamente a educação e a saúde mental dos professores, que já enfrentavam altos níveis de estresse. Esta pesquisa analisou esses impactos na saúde mental de docentes da rede pública e privada de ensino básico no Estado do Paraná. Mediante entrevistas e questionários enviados por e-mail, constatou-se um aumento significativo em casos de ansiedade, depressão, estresse, burnout e exaustão. Mais da metade dos professores procurou tratamento para saúde mental, incluindo terapia e medicamentos e relataram problemas de sono devido ao uso excessivo de computadores, além de sintomas de ansiedade e depressão durante aulas presenciais e remotas.

Os resultados também indicam pouca atenção à saúde mental dos professores, inseguranças no trabalho e mudanças significativas na sala de aula. Os impactos psicológicos da pandemia não desaparecerão rapidamente e a saúde mental dos professores deve ser uma prioridade contínua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, D. K. B; BARBOSA, E. D. S; DOS SANTOS, M. M. H; DA SILVA, A. D; DA NÓBREGA, Í. M. F; DE MEDEIROS, F. P. M; CARVALHO BARRETO, M. N. S. Impacto da pandemia da Covid-19 nas práticas de automedicação: um estudo descritivo com professores da rede pública de Pernambuco. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 15, n. 8, p.1-8, 2022.

ANDRADE, E. R. S. Adoecimento no trabalho docente em tempos de pandemia: impactos na saúde dos professores dos anos iniciais de uma escola da rede pública do DF. 2020. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

AREOSA, J.; QUEIRÓS, C. Burnout: uma patologia social reconfigurada na era COVID-19? International Journal on Working Conditions, n. 20, p.71-90, 2020.

ASSUNÇÃO, A.; OLIVEIRA, D. A. Intensificação do trabalho e saúde dos professores. Educação & Sociedade, v. 30, n.107, p. 349-372, 2009.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

BRASIL. Decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999. Aprova o Regulamento da Previdência Social, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 7 mai. 1999.

CAMPOS, G. W. S.; DAUMAS, R. P.; SILVA, G. A.; TASCA, R. LEITE, I. C.; BRASIL, P.; GRECO, D. B.; GRABOIS, V. O papel da atenção primária na rede de atenção à saúde no Brasil: limites e possibilidades de enfrentamento da COVID-19. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 6, p. 1-6, 2020.

DIAS, E. A Educação, a pandemia e a sociedade do cansaço. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, v. 29, n. 112, p. 565-573, 2021.

DIAS, A. V. O.; SÔNEGO, F. Educação em tempos de pandemia: como fica a saúde mental dos professores. Gavagai, v. 9, n. 1, 2022.

ETAIN, B.; SCOTT, J.; COCHÊ, B.; BELLIVIER, F.; BOUDEBESSE, C.; DRANCOURT, N.; LAUER, S.; DUSSER, I.; YONG, L.; FOUQUES, D.; RICARDO, J.R; LAJNEF, M.; LEBOYER, M.; HENRY, C. A study of the real-world effectiveness of group psychoeducation for bipolar disorders: Is change in illness perception a key mediator of benefit? Journal of Affective Disorders, v. 227, p. 713-720, 2018.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Água, 1997.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2019.

GOLEMBIEWSKI, R.T. Next stage of burnout research and applications. Psychol Rep, v. 84, p. 443-446, 1999.

JOYE, C. R.; MOREIRA, M. M.; ROCHA, S. S. D. Educação a distância ou atividade educacional remota emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, 2020.

MASLACH, C.; GOLDBERG, J. Prevenção do burnout: Novas perspectivas. Psicologia aplicada e preventiva, v. 7, n. 1, p. 63-74, 1998.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2010.

MOTA, D. C. B.; SILVA, Y. V.; COSTA, T. A. F.; AGUIAR, M. H.; MARQUES, M. E. M.; MONAQUEZI, R. M. Saúde mental e uso de internet por estudantes universitários: estratégias de enfrentamento no contexto da COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, n. 6, p. 2159-2170, 2021.

MUROFUSE, N. T.; ABRANCHES, S. S.; NAPOLEÃO, A. A. Reflexões sobre estresse e Burnout e a relação com a enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 13, p. 255-261, 2005.

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida. Florianópolis: Ed. do Autor, 2017.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. COVID-19: orientações sobre o apoio psicossocial, 2020.

ONOCKO-CAMPOS, R. T. Saúde mental no Brasil: avanços, retrocessos e desafios. Cadaderno de Saúde Pública, v. 35, n.11e00156119, 2019.

PRESSLEY, T. Fatores que contribuem para o esgotamento dos professores durante o COVID-19. Pesquisador Educacional, v. 50, n. 5, p. 325-327, 2021.

QUINTINO, D.; NOVA, A. C.; FERREIRA, P.; ALMEIDA, D.; DIONÍSIO, A. Are mobility and COVID-19 related? A dynamic analysis for Portuguese districts. Entropy, v. 23, n. 6, p. 786, 2021.

RITCHIE, T.; ROGERS, M.; FORD, L. Impact of COVID-19 on school psychology practices in Canada. Canadian Journal of School Psychology, v. 36, n. 4, p. 358-375, 2021.

SOUZA, D. G.; MIRANDA, J. C. Desafios da implementação do ensino remoto. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 4, n. 11, p. 81-89, 2020.

SONODA, R. T.; ARAÚJO, A. Distúrbios neurovisuais causados por luz azul. Revista Científica Multidisciplinar, v. 3, n. 3e331247, 2022.

VALE, P. C. S.; AGUILLERA, F. Estresse dos professores de ensino fundamental em escolas públicas: uma revisão de literatura. Psicologia, Diversidade e Saúde, v. 5, n. 1, p. 86-94, 2016.

Downloads

Publicado

31-03-2025

Como Citar

DA COSTA BUZATTO, B.; PIAI CEDRAN, D.; SILVA PEDROSA, B.; LUIZ ZAMPIROLI, J. IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO SOBRE A SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES DE ALGUMAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO PARANÁ. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33765. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33765. Acesso em: 12 abr. 2025.