FORMAÇÃO DE PESQUISADORES EM ENSINO DE QUÍMICA: ESTADO DO CONHECIMENTO DAS TESES DEFENDIDAS NO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33780Palavras-chave:
Programa de pós-graduação; Doutorado; Pesquisa bibliográfica.Resumo
A área de Ensino de Química no Brasil vem se consolidando desde as últimas décadas do século passado. No decorrer desse processo, diferentes perspectivas de pesquisa foram desenvolvidas, característica de cada período histórico. Para tal consolidação diversos fatores foram relevantes como a organização de eventos, nacionais e regionais, criação da revista Química Nova na Escola, a ampliação do número de programas de pós-graduação, dentre outros. Nesse sentido, no presente trabalho realizamos uma análise preliminar das teses de doutorado defendidas em instituições paranaenses, cujo título remete explicitamente à área. A análise foi realizada em 31 teses produzidas no período de 1987 a 2021 e defendidas em seis programas de pós-graduação do estado. A primeira tese encontrada é de 2013, aumentando progressivamente o número de produções no período avaliado.
Downloads
Referências
ALVES, M. C.; PACHECO, V.; CEDRAN, J. C.; KIOURANIS, N. M. M. Encontros Nacionais de Ensino de Química: mapeando as linhas temáticas dos ENEQ´s de 2006 a 2018. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 3, p. 227-241. 2021.
CAPES. Dados abertos CAPES. Disponível em: https://dadosabertos.capes.gov.br. Acesso em: 22 nov. 2023.
DELIZOICOV, D. Pesquisa em ensino de ciências como ciências humanas aplicadas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 21, n. 2, p. 145-175. 2004.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
MARCONDES, M. E. R. A constituição da área de ensino de química no IQUSP: visão de um participante. In: MÓL, G. S. (Org). Ensino de Química: visões e reflexões. Ijuí: Editora Unijuí, 2012. p. 78-97.
NARDI, R. A pesquisa em ensino de Ciências e Matemática no Brasil. Ciência e educação, v. 21, n. 2, p. I-V. 2015.
OLIVEIRA, I. T.; STEIL, L. J.; FRANCISCO JÚNIOR., W. E. Pesquisa em ensino de química no Brasil entre 2002 e 2017 a partir de periódicos especializados. Educação e Pesquisa, v. 48, e235097. 2022.
PUC-PR. Escola de Educação e Humanidades. Disponível em: https://www.pucpr.br/escola-de-educacao-e-humanidades/mestrado-doutorado/educacao/. Acesso em: 13 jul. 2024.
RIBEIRO, D. B.; OLIVEIRA, E. F. A.; DENADAI, M. C. V. B.; GARCIA, M. L. T. Financiamento à ciência no Brasil: distribuição entre as grandes áreas do conhecimento. Revista Katálysis, v. 23, n.3, p. 548-561. 2020.
SANTOS, P. K., MOROSINI. M. C. O. Revisitar da Metodologia do Estado do Conhecimento para além de uma revisão bibliográfica. Revista Panorâmica, v.33, p. 123-145. 2021.
SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, R. M. R. Importância, sentidos e contribuições de pesquisas para o ensino de Química. Química Nova Escola, v.1, p. 27-31. 1995.
SCHNETZLER, R. P. A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, v. 25, Supl. 1, p. 14-24. 2002.
SCHMIDT, M.; RUFFONI, J. Interações estabelecidas pelas Universidades Brasileiras Públicas e Privadas. Revista Econômica, v. 20, n. 2, p. 33-58. 2019.
SILVA, C. S.; NARDI, R.; PÉREZ, L. M. Tendências na pesquisa em ensino de química no Brasil e na Colômbia: um estudo a partir da análise de publicações em revistas e anais de eventos. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 6º ENPEC, 2007, Florianópolis. Anais do 6º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007.
SOARES, M. H. F. B.; MESQUITA, N. A. S.; REZENDE, D. B. O ensino de química e os 40 anos da SBQ: o desafio do crescimento e os novos horizontes. Química Nova, v. 40, n. 6, p. 656-662. 2017.
SUCUPIRA. Avaliação Quadrienal. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br. Acesso em: 22 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jaime da Costa Cedran, Débora Piai Cedran, Emerson Luis Pires

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.