FORMAÇÃO DE PESQUISADORES EM ENSINO DE QUÍMICA: ESTADO DO CONHECIMENTO DAS TESES DEFENDIDAS NO PARANÁ

Autores

  • Jaime da Costa Cedran Universidade Estadual de Maringá
  • Débora Piai Cedran Universidade Estadual de Maringá
  • Emerson Luis Pires Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33780

Palavras-chave:

Programa de pós-graduação; Doutorado; Pesquisa bibliográfica.

Resumo

A área de Ensino de Química no Brasil vem se consolidando desde as últimas décadas do século passado. No decorrer desse processo, diferentes perspectivas de pesquisa foram desenvolvidas, característica de cada período histórico. Para tal consolidação diversos fatores foram relevantes como a organização de eventos, nacionais e regionais, criação da revista Química Nova na Escola, a ampliação do número de programas de pós-graduação, dentre outros. Nesse sentido, no presente trabalho realizamos uma análise preliminar das teses de doutorado defendidas em instituições paranaenses, cujo título remete explicitamente à área. A análise foi realizada em 31 teses produzidas no período de 1987 a 2021 e defendidas em seis programas de pós-graduação do estado. A primeira tese encontrada é de 2013, aumentando progressivamente o número de produções no período avaliado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, M. C.; PACHECO, V.; CEDRAN, J. C.; KIOURANIS, N. M. M. Encontros Nacionais de Ensino de Química: mapeando as linhas temáticas dos ENEQ´s de 2006 a 2018. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 3, p. 227-241. 2021.

CAPES. Dados abertos CAPES. Disponível em: https://dadosabertos.capes.gov.br. Acesso em: 22 nov. 2023.

DELIZOICOV, D. Pesquisa em ensino de ciências como ciências humanas aplicadas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 21, n. 2, p. 145-175. 2004.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

MARCONDES, M. E. R. A constituição da área de ensino de química no IQUSP: visão de um participante. In: MÓL, G. S. (Org). Ensino de Química: visões e reflexões. Ijuí: Editora Unijuí, 2012. p. 78-97.

NARDI, R. A pesquisa em ensino de Ciências e Matemática no Brasil. Ciência e educação, v. 21, n. 2, p. I-V. 2015.

OLIVEIRA, I. T.; STEIL, L. J.; FRANCISCO JÚNIOR., W. E. Pesquisa em ensino de química no Brasil entre 2002 e 2017 a partir de periódicos especializados. Educação e Pesquisa, v. 48, e235097. 2022.

PUC-PR. Escola de Educação e Humanidades. Disponível em: https://www.pucpr.br/escola-de-educacao-e-humanidades/mestrado-doutorado/educacao/. Acesso em: 13 jul. 2024.

RIBEIRO, D. B.; OLIVEIRA, E. F. A.; DENADAI, M. C. V. B.; GARCIA, M. L. T. Financiamento à ciência no Brasil: distribuição entre as grandes áreas do conhecimento. Revista Katálysis, v. 23, n.3, p. 548-561. 2020.

SANTOS, P. K., MOROSINI. M. C. O. Revisitar da Metodologia do Estado do Conhecimento para além de uma revisão bibliográfica. Revista Panorâmica, v.33, p. 123-145. 2021.

SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, R. M. R. Importância, sentidos e contribuições de pesquisas para o ensino de Química. Química Nova Escola, v.1, p. 27-31. 1995.

SCHNETZLER, R. P. A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, v. 25, Supl. 1, p. 14-24. 2002.

SCHMIDT, M.; RUFFONI, J. Interações estabelecidas pelas Universidades Brasileiras Públicas e Privadas. Revista Econômica, v. 20, n. 2, p. 33-58. 2019.

SILVA, C. S.; NARDI, R.; PÉREZ, L. M. Tendências na pesquisa em ensino de química no Brasil e na Colômbia: um estudo a partir da análise de publicações em revistas e anais de eventos. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 6º ENPEC, 2007, Florianópolis. Anais do 6º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007.

SOARES, M. H. F. B.; MESQUITA, N. A. S.; REZENDE, D. B. O ensino de química e os 40 anos da SBQ: o desafio do crescimento e os novos horizontes. Química Nova, v. 40, n. 6, p. 656-662. 2017.

SUCUPIRA. Avaliação Quadrienal. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br. Acesso em: 22 nov. 2023.

Downloads

Publicado

31-03-2025

Como Citar

DA COSTA CEDRAN, J.; PIAI CEDRAN, D.; PIRES, E. L. FORMAÇÃO DE PESQUISADORES EM ENSINO DE QUÍMICA: ESTADO DO CONHECIMENTO DAS TESES DEFENDIDAS NO PARANÁ. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33780. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33780. Acesso em: 12 abr. 2025.