ENSINO INVESTIGATIVO: RELATO DE UMA ATIVIDADE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL

Autores

  • Sandra Kopeginski Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcia Borin da Cunha Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33781

Palavras-chave:

Ensino Investigativo; Perguntas Investigáveis; Seres Vivos.

Resumo

O Ensino por Investigação caracteriza uma estratégia didática que aproxima o aluno da prática científica, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes característicos ao trabalho científico. O presente estudo visa relatar o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) realizada com alunos do 5º ano. O contexto e o questionamento inicial da SEI é a “Vida” existente no Rio Toledo, que foi conduzida por Perguntas Investigáveis construídas durante o processo. Observou-se que não há preocupação ambiental com o local. Então indagou-se: Existe “Vida” no Rio Toledo? Os alunos coletaram amostras de água para análise no laboratório de Ciência da escola e verificaram a presença de resíduos sólidos no entorno do rio, levantando um problema ambiental potencialmente perigoso para o desenvolvimento da vida no rio. A SEI possibilitou levantar hipóteses, pesquisar, analisar e compreender que há diferentes formas de vida no rio e entorno, sensibilizando-os quanto aos cuidados necessários com esse.

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Publicado

31-03-2025

Como Citar

KOPEGINSKI, S.; BORIN DA CUNHA , M. ENSINO INVESTIGATIVO: RELATO DE UMA ATIVIDADE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33781. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33781. Acesso em: 12 abr. 2025.