ENSINO INVESTIGATIVO: RELATO DE UMA ATIVIDADE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33781Palavras-chave:
Ensino Investigativo; Perguntas Investigáveis; Seres Vivos.Resumo
O Ensino por Investigação caracteriza uma estratégia didática que aproxima o aluno da prática científica, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes característicos ao trabalho científico. O presente estudo visa relatar o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) realizada com alunos do 5º ano. O contexto e o questionamento inicial da SEI é a “Vida” existente no Rio Toledo, que foi conduzida por Perguntas Investigáveis construídas durante o processo. Observou-se que não há preocupação ambiental com o local. Então indagou-se: Existe “Vida” no Rio Toledo? Os alunos coletaram amostras de água para análise no laboratório de Ciência da escola e verificaram a presença de resíduos sólidos no entorno do rio, levantando um problema ambiental potencialmente perigoso para o desenvolvimento da vida no rio. A SEI possibilitou levantar hipóteses, pesquisar, analisar e compreender que há diferentes formas de vida no rio e entorno, sensibilizando-os quanto aos cuidados necessários com esse.
Downloads
Referências
AMARAL, L. D. L. R.; ARANTES, G. G.; BEATRIZ, M.; BERNARDES, J. Consumo consciente por meio da educação ambiental na escola. Revista Ensino de Geografia. (Recife) v. 3, n. 1, 2020. p. 45-57.
ANDRADE, G. T. B. Percursos Históricos de Ensinar Ciências Através de Atividades Investigativas. Rev. Ensaio. Belo Horizonte. v.13, n.1, jan-abr, 2011. p. 121-138.
BYBEE, R. W. Teaching science as inquiry. In: MINSTRELL, J.; VAN ZEE, E. Inquiring into inquiry learning and teaching in science. Washington: American Association for the Advancement of Science, 2000. p. 21-46.
CARMO, S.; SCHIMN, E. S. O ensino da biologia através da experimentação. In: DIA-A DIA EDUCAÇÃO. 2008. p. 1-19.
CARVALHO, A. M. P. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino
investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências por investigação:
condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
CARVALHO, A. M. P. de. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por
Investigação. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, v. 18, n.3, 2018. p. 765 – 794. Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183765. Acesso em: 06 out. 2023.
DEPERON, M. L. S. Educação Ambiental, ética e cidadania planetária. In: HAMMES,
V.S. Construção da proposta pedagógica. São Paulo: Embrapa/Globo, 2004. p. 42-45.
FERREIRA, E; FRENEDOZO, R. C. Ambientalização – desenvolvendo a Educação Ambiental em espaços formais de aprendizagem. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 4, apr, 2021. p. 3759–37604.
FERREIRA, V. C.; SOUSA, A. V. M.; VIANA, L. N.; SOUSA, E. S.; MARTINS, J. S. C. O Lúdico e o Ensino de Ciências: Reflexões sobre a gincana “compartilhando o conhecimento” no âmbito do programa residência pedagógica. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática. ReBECEM, Cascavel, (PR), v. 4, n. 3, ago, 2020. p. 499-509.
FURMAN, M; SANMARTÍ, N; BARRETO, M.C. P. El procés d’aprendre a plantejar
preguntes investigables. Revista Educació Química EduQ, Barcelona, n. 14, 2013. p. 1–28. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/262935439_El_proceso_de_aprender_a_plant
ear_preguntas_investigables>. Acesso em: 16 set. 2023.
LUCA, A. G. de; PIUCO, N. M.; ARAÚJO, M. L. de; SOUZA, A. L. F. de. Iniciação Científica na escola: desafios e potencialidades na formação docente. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 4, 2023. p. 772–787. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/31355. Acesso em: 14 jul. 2024.
NASCIMENTO, J. E. do; SCHNEIDER, E. M.; DELLA JUSTINA, L. A. Percepções e estudantes de um curso de formação docente acerca do meio ambiente. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, v. 4, n. 2, 2020. p. 202–224. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/24230. Acesso em: 13 jul. 2024.
OLIVEIRA, L.; NEIMAN, Z. Educação Ambiental no Âmbito Escolar: Análise do Processo de Elaboração e Aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Revista Brasileira de Educação Ambiental - RevBEA, São Paulo, v. 15, n. 3, 2020. p. 36-52. ISSN: 1981-1764.
OTTO, M. O ensino por investigação e as perguntas investigáveis de ciências elaboradas por professores do Ensino Fundamental I em processo de formação continuada. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2023. Disponível em: https://tede.unioeste.br/bitstream/tede/6650/5/MIKAEL_OTTO.2023.pdf. Acesso em: 09 de fev. 2024.
RAMOS, E. C. Educação ambiental: origem e perspectivas. Educar, Curitiba, v.17, n.18, 2001. p. 20-218.
ROOS, A. BECKER, E. L. S. Educação Ambiental e Sustentabilidade. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. (5), n. 5, 2012. p. 857–866. REGET/UFSM (e-ISSN: 2236-1170).
SCARPA, D. L.; SASSERON, L. H; SILVA, M. B. O Ensino por Investigação e a Argumentação em Aulas de Ciências Naturais. Revista Tópicos Educacionais, Recife, v. 23, n. 1, 2017. p. 7-27. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/230486/24551.
Acesso em: 06 de out. 2023.
SASSERON, L. H. Ensino de Ciências por Investigação e o Desenvolvimento de Práticas: Uma Mirada para a Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 18, n. 3, 2018. p. 1061–1085.Disponível em:
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4833. Acesso em: 14 jul. 2024.
SASSERON, L. H.; MACHADO V. F. Alfabetização científica na prática: inovando a forma
de ensinar física. São Paulo: Livraria de Física, 2017.
SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos. Rima. 2004.
SILVA, R. F. da.; BATINGA, V. T. S.; BARROS, I. de C. L. Aspectos Metodológicos e Didáticos das Pesquisas sobre o Ensino por Investigação: uma análise em periódicos de
educação em ciências e matemática. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, ReBECEM, Cascavel, (PR), v. 8, n. 1, abr. 2024. p. 25-47.
SOUZA, F. R. S. Educação Ambiental e Sustentabilidade: uma intervenção emergente na escola. Revista brasileira de educação ambiental. Revbea, São Paulo, v. 15, n. 3, 2020. p. 115-121.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sandra Kopeginski, Marcia Borin da Cunha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.