A LITERATURA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33785
Agências de fomento
Fundação Araucária

Palavras-chave:

Leitura, Divulgação da Ciência, Recurso Didático

Resumo

Livros de divulgação científica já são publicados há muitos anos. No entanto, como apontam nossos dados, pouco se tem estudado sobre essa materialização da Divulgação Científica. Com a intenção de investigar o que se tem produzido sobre Literatura de Divulgação Científica em artigos de periódicos, realizamos um levantamento bibliográfico e, para analisar o corpus, utilizamos como metodologia a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que a Literatura de Divulgação Científica, por possuir características que conferem a ela um viés educativo, é uma potencial ferramenta para o ensino de ciências. O professor tem papel fundamental nessa articulação, sendo moderador e mediador, ao selecionar as obras e as estratégias de ensino adequadas para sua sala de aula. Criar as condições favoráveis para uma discussão qualificada a respeito de aspectos das ciências presentes nas obras de Literatura de Divulgação Científica, pode promover uma formação crítica e cidadã.

 

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Publicado

31-03-2025

Como Citar

PAZ, D. L.; ALMEIDA FIORESI, C. A LITERATURA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33785. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33785. Acesso em: 12 abr. 2025.