A PRESENÇA/AUSÊNCIA DO ESTUDO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DA ABORDAGEM CTSA EM CURSOS PÚBLICOS DE PEDAGOGIA NO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33871Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Ensino de Ciências, CurrículoResumo
Este estudo investigou a inclusão de textos de divulgação científica e a abordagem das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) nos cursos de Pedagogia oferecidos por instituições de ensino superior no Paraná. A pesquisa, de caráter documental e exploratório, examinou dez cursos de licenciatura em Pedagogia de instituições públicas paranaenses. Constatou-se uma similaridade nas estruturas curriculares, com ênfase predominante em didática e metodologias, mas variações na distribuição da carga horária das disciplinas, resultando em diferentes enfoques formativos. Contudo, identificou-se uma lacuna significativa na abordagem CTSA e na utilização de textos de divulgação científica na formação pedagógica. Essa ausência pode comprometer a preparação dos futuros pedagogos para o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, potencialmente resultando em práticas pedagógicas inadequadas e insuficientes em relação ao conhecimento científico exigido nesse nível de ensino.
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