UM ESTUDO DE CASO SOBRE O ENSINO DAS PARTES DAS PLANTAS NOS ANOS INICIAIS EM UMA ATIVIDADE AO AR LIVRE

Autores

  • Janaína de Oliveira Pereira IFSul
  • Vinicius Carvalho Beck IFSul

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.34427
Agências de fomento
propesp/IFSul

Palavras-chave:

sequência didática, Botânica, Alfabetização Científica, Anos Iniciais

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo geral descrever e analisar as interações ocorridas ao longo de uma ação pedagógica sobre as funções das partes de uma planta, estruturada em uma perspectiva construtivista de ensino-aprendizagem. O referencial teórico foi constituído pelos estudos de Epistemologia Genética do psicólogo e epistemólogo Jean Piaget. A proposta didática possui três etapas principais: Ilustração em sala de aula, por meio de pôster (primeira etapa); Observação das Plantas da vegetação do entorno escolar (segunda etapa); e Reflexão com os alunos (terceira etapa). Foi realizada análise de conteúdo do material coletado. Após a análise dos resultados, concluiu-se que os estudantes dos anos iniciais são capazes de compreender fatos básicos sobre as partes das plantas, o que concorda com a literatura, e também que a proposta didática funcionou, considerando seu propósito, e pode ser adaptada para outros contextos escolares.

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Biografia do Autor

Vinicius Carvalho Beck, IFSul

Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Câmpus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG). Participa do Grupo de Estudos em Educação Matemática dos Anos Iniciais (GEEMAI/UFPEL). Áreas de interesse: alfabetização matemática, aprendizagem por simulação, formação de professores. Formação acadêmica: Curso Técnico em Eletrônica (IFSUL, 2004-2006), Licenciatura em Matemática (UFPEL, 2006-2010), Licenciatura em Pedagogia (UNINTER, 2019-2021), Especialização em Ensino de Ciências (FURG, 2020-2021), Mestrado em Meteorologia (UFPEL, 2011-2013), Mestrado em Educação (FURG, 2014-2015) e Doutorado em Educação em Ciências (FURG, 2016-2018).

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Publicado

09-05-2025

Como Citar

DE OLIVEIRA PEREIRA, J.; CARVALHO BECK, V. UM ESTUDO DE CASO SOBRE O ENSINO DAS PARTES DAS PLANTAS NOS ANOS INICIAIS EM UMA ATIVIDADE AO AR LIVRE. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.34427. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/34427. Acesso em: 31 maio. 2025.