UM ESTUDO DE CASO SOBRE O ENSINO DAS PARTES DAS PLANTAS NOS ANOS INICIAIS EM UMA ATIVIDADE AO AR LIVRE
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.34427Palavras-chave:
sequência didática, Botânica, Alfabetização Científica, Anos IniciaisResumo
Esta pesquisa teve como objetivo geral descrever e analisar as interações ocorridas ao longo de uma ação pedagógica sobre as funções das partes de uma planta, estruturada em uma perspectiva construtivista de ensino-aprendizagem. O referencial teórico foi constituído pelos estudos de Epistemologia Genética do psicólogo e epistemólogo Jean Piaget. A proposta didática possui três etapas principais: Ilustração em sala de aula, por meio de pôster (primeira etapa); Observação das Plantas da vegetação do entorno escolar (segunda etapa); e Reflexão com os alunos (terceira etapa). Foi realizada análise de conteúdo do material coletado. Após a análise dos resultados, concluiu-se que os estudantes dos anos iniciais são capazes de compreender fatos básicos sobre as partes das plantas, o que concorda com a literatura, e também que a proposta didática funcionou, considerando seu propósito, e pode ser adaptada para outros contextos escolares.
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