REFLEXÕES SOBRE CONDICIONANTES DE AVERSÃO À MATEMÁTICA: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA

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DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.34687

Resumo

Esta pesquisa consistiu em apresentar um Estado do Conhecimento consultado em repositórios virtuais de produções acadêmicas da SciELO e BDTD, objetivando explorar trabalhos que investigam condicionantes de aversão à matemática e métodos de superação. Os estudos analisados foram organizados na categoria “Tríade Medo + Matemática = Fracasso” e discutidos à luz da Teoria da Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose. Os trabalhos apontaram que, além de princípios socioculturais e memórias escolares que constituem a origem da aversão, existem fatores sistêmicos que contribuem para práticas educacionais que perpetuam obstáculos ao aprendizado, dificultando ações voltadas à superação da aversão à matemática. A superação desse problema exige estratégias integradas que transcendem o contexto escolar, considerando fatores individuais, socioemocionais, sistêmicos e pedagógicos.

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Publicado

21-10-2025

Como Citar

SABBADO, L. C.; RAMOS, R. de C. de S. S. REFLEXÕES SOBRE CONDICIONANTES DE AVERSÃO À MATEMÁTICA: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.34687. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/34687. Acesso em: 4 nov. 2025.