UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA EXTENSÃO: BIOINDICADOR DE AGROTÓXICOS SUPERFICIAIS EM FRUTAS E LEGUMES IN NATURA UTILIZANDO CAENORHABDITIS ELEGANS NO ENSINO BÁSICO
Palavras-chave:
Ensino de Saúde, Metodologias ativas., Saúde-ÚnicaResumo
O presente trabalho utilizou o organismo modelo nematóide Caenorhabditis elegans (C. elegans) como bioindicador para avaliar a presença de agrotóxicos na superfície de frutas e legumes in natura, com o objetivo de investigar os impactos da contaminação alimentar na saúde humana e ambiental. Desenvolvido sob os princípios da Pluriversidade Solidária (PS) e da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), o estudo promoveu a participação ativa dos alunos do ensino básico em todas as etapas do processo científico, com ênfase no desenvolvimento de soluções para os problemas de saúde de suas comunidades. Os resultados destacam a presença de agentes tóxicos em 5 dos 12 vegetais testados, capazes de gerar mortalidade nos organismos nas condições testadas. Além disso, o trabalho evidenciou o potencial de C. elegans como ferramenta educacional, integrando teoria e prática no ensino de ciências e biologia, e ampliando a disseminação do conhecimento científico para a sociedade.
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