UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA EXTENSÃO: BIOINDICADOR DE AGROTÓXICOS SUPERFICIAIS EM FRUTAS E LEGUMES IN NATURA UTILIZANDO CAENORHABDITIS ELEGANS NO ENSINO BÁSICO

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Saúde, Metodologias ativas., Saúde-Única

Resumo

O presente trabalho utilizou o organismo modelo nematóide Caenorhabditis elegans (C. elegans) como bioindicador para avaliar a presença de agrotóxicos na superfície de frutas e legumes in natura, com o objetivo de investigar os impactos da contaminação alimentar na saúde humana e ambiental. Desenvolvido sob os princípios da Pluriversidade Solidária (PS) e da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), o estudo promoveu a participação ativa dos alunos do ensino básico em todas as etapas do processo científico, com ênfase no desenvolvimento de soluções para os problemas de saúde de suas comunidades. Os resultados destacam a presença de agentes tóxicos em 5 dos 12 vegetais testados, capazes de gerar mortalidade nos organismos nas condições testadas. Além disso, o trabalho evidenciou o potencial de C. elegans como ferramenta educacional, integrando teoria e prática no ensino de ciências e biologia, e ampliando a disseminação do conhecimento científico para a sociedade.

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Biografia do Autor

Douglas Correia, Universidade Federal De Viçosa

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2013). Mestrado em Medicina Veterinária (2021) pela Universidade Federal de Viçosa na linha de pesquisa Biotecnologia, Diagnóstico e Controle de Doenças dos Animais. Tem ampla experiência na área de Análises Clinicas com urgências e emergências, rotinas, Boas Práticas, Gestão e Controle de Qualidade. Foi bolsista de Desenvolvimento Tecnológico na área de Toxicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é doutorando do Departamento de Veterinária da UFV, trabalha com bioindicação de doenças infecciosas em humanos e animais, controle de qualidade da água, inocuidade alimentar e microbiologia dos alimentos. Trabalha também com a utilização de modelos animais alternativos no ensino e na extensão.

Cecilia Luis de Queiroz, Colégio Ômega, Viçosa, MG, Brasil

Estudante de Ensino Médio do Colégio Ômega em Viçosa-MG.

Arthur San’t Anna Meira Haddad, Colégio Ômega, Viçosa, MG, Brasil

Estudante de Ensino Médio do Colégio Ômega em Viçosa-MG.

Luís Felipe Leocádio Rigueira , Colégio Ômega, Viçosa, MG, Brasil

Estudante de Ensino Médio do Colégio Ômega em Viçosa-MG.

Guilherme Fraga de Souza Miranda, Colégio Ômega, Viçosa, MG, Brasil

Estudante de Ensino Médio do Colégio Ômega em Viçosa-MG.

Luis Felipe Silva Toledo, Colégio Ômega, Viçosa, MG, Brasil

Estudante de Ensino Médio do Colégio Ômega em Viçosa-MG.

Luiz Paulo Rigueira de Moraes

Doutorando e Mestre em Administração com concentração na área pública pelo PPGADM-UFV da Universidade Federal de Viçosa. Graduado pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp em Gestão de Comércio Internacional. Foi membro fundador do LEG - Laboratório de Economia e Gestão da FCA - Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. Foi pesquisador bolsista Pibic - CNPq. Foi fundador e Diretor de Relações Institucionais da Integra - Consultoria em Engenharia e Gestão da Unicamp. Foi Brand Manager da marca Dremel no grupo Bosch para a América Latina. Atualmente atua em pesquisas com foco em arranjos alternativos de sociedade e trabalho.

Maria Aparecida Scatamburlo Moreira , Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Medicina Veterinária, Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária (PPGMV/UFV), Viçosa, MG, Brasil.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2002) em Microbiologia Agrícola pela UFV; e Pós-doutorado (2008) pelo College of Veterinary Medicine, Cornell University, NY, USA. É professora Titular da UFV, Departamento de Veterinária, Setor de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública, Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq e professora orientadora do Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária - UFV. Atua na área de Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em Microbiologia Veterinária e Doenças Bacterianas, trabalhando principalmente com Mastite (resistência aos antimicrobianos / Sistemas de Efluxo Multidrogas; substancias bioativas extraídas de plantas e transplante de microbiota para tratamento; estudo do leite mastítico por técnicas ômicas e biomarcadores); Paratuberculose (coinfecção; interação com células espermáticas, Doença de Crohn e microbioma) e One Health.

Jackson Victor de Araújo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela-Espanha. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Viçosa, co-orientador e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais, colaborador de disciplina e co-orientador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, orientador e coordenador de disciplina do Programa de pós-graduação da Universidade de Cuiabá. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva, atuando principalmente nos seguintes temas: controle biológico, controle químico, fungos nematófagos, fungo predador, nematoides parasitos de animais, monacrosporium,, nematodeos, helmintos, Arthrobotrys, Duddingtonia, Pochonia, biological control, nematode-trapping fungi e nematofagous fungi. É pesquisador do CNPq desde 1998. Foi membro do Comitê de ética do uso e experimentação animal da UFV. Foi o coordenador do Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Viçosa, chefe do Departamento de Veterinária da UFV Coordenador da Câmara de Veterinária e Zootecnia da FAPEMIG. Membro associado do Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária. e CRMV-MG, menbro de corpo editorial de revistas como Pathogens e Biomedical Research International.

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Publicado

27-07-2025

Como Citar

CORREIA, D.; LUIS DE QUEIROZ, C.; SAN’T ANNA MEIRA HADDAD, A.; LEOCÁDIO RIGUEIRA , L. F.; FRAGA DE SOUZA MIRANDA, G.; SILVA TOLEDO, L. F.; RIGUEIRA DE MORAES, L. P.; SCATAMBURLO MOREIRA , M. A.; DE ARAÚJO , J. V. UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA EXTENSÃO: BIOINDICADOR DE AGROTÓXICOS SUPERFICIAIS EM FRUTAS E LEGUMES IN NATURA UTILIZANDO CAENORHABDITIS ELEGANS NO ENSINO BÁSICO. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, 2025. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/34860. Acesso em: 5 set. 2025.