FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PERCEPÇÕES DE PRECEPTORES E RESIDENTES

Autores

  • Andréia Florêncio Eduardo de Deus UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Vilmar Malacarne Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35875

Resumo

O Programa Residência Pedagógica lançado em 2018, tinha como público alvo licenciandos da segunda metade do curso. Apesar do tempo curto de execução, o programa suscitou um arcabouço de análises e discussões sobre a formação de professores e a relação do ensino superior e educação básica. Apresentamos neste trabalho um recorte de pesquisa desenvolvida no âmbito de um programa de pós-graduação stricto sensu na área do ensino de ciências. O objetivo foi compreender as percepções de 9 preceptores e 15 residentes de um subprojeto de Ciências, desenvolvidos em uma instituição pública da região sul do Brasil. Compreendemos com esta pesquisa que o PRP evidenciou possibilidades reais de formação inicial e continuada de professores de Ciências com forte base teórico científica e imersão no espaço escolar, possibilitando o desenvolvimento de práticas pedagógicas contextualizadas e cientificamente embasadas, porém, apontou para problemas históricos na relação universidade e escola, bem como a desvalorização dos professores.

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Biografia do Autor

Andréia Florêncio Eduardo de Deus, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Graduação em Pedagogia, especialista em educação em Ciência e matemática, mestre em Educação em ciência e em matemática. Doutoranda em Educação em Ciências e \msatemática. Atua como Pedagoga na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza, lotação Coordenção acadêmica, Nucleo de apoio Pedagógico.

Vilmar Malacarne, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor, Universidade de São Paulo (USP). Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil. vilmar.malacarne@unioeste.br.

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Publicado

16-10-2025

Como Citar

FLORÊNCIO EDUARDO DE DEUS, A.; MALACARNE, V. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PERCEPÇÕES DE PRECEPTORES E RESIDENTES. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35875. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/35875. Acesso em: 19 out. 2025.