FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PERCEPÇÕES DE PRECEPTORES E RESIDENTES
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35875Resumo
O Programa Residência Pedagógica lançado em 2018, tinha como público alvo licenciandos da segunda metade do curso. Apesar do tempo curto de execução, o programa suscitou um arcabouço de análises e discussões sobre a formação de professores e a relação do ensino superior e educação básica. Apresentamos neste trabalho um recorte de pesquisa desenvolvida no âmbito de um programa de pós-graduação stricto sensu na área do ensino de ciências. O objetivo foi compreender as percepções de 9 preceptores e 15 residentes de um subprojeto de Ciências, desenvolvidos em uma instituição pública da região sul do Brasil. Compreendemos com esta pesquisa que o PRP evidenciou possibilidades reais de formação inicial e continuada de professores de Ciências com forte base teórico científica e imersão no espaço escolar, possibilitando o desenvolvimento de práticas pedagógicas contextualizadas e cientificamente embasadas, porém, apontou para problemas históricos na relação universidade e escola, bem como a desvalorização dos professores.
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