PERSPECTIVAS LITERÁRIAS DE GRANDES CONFLITOS DE NOSSA HISTÓRIA EM NETTO PERDE SUA ALMA (1997), DE TABAJARA RUAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v11i17.11327Palavras-chave:
Novo romance histórico latino-americano, processo de leitura, Netto perde sua alma (1997), Estética da RecepçãoResumo
O presente artigo propõe uma reflexão acerca da importância que o novo romance histórico apresenta no que tange aos vazios existentes nos textos que, segundo Iser (1979), são despertados no leitor especialmente pela modalidade literária. Todo romance possui tal característica, no entanto, é incontestável que, por meio da leitura do gênero em questão, o leitor é impulsionado a preencher tais vazios muito além de suas perspectivas; o faz, sim, por meio de pesquisa em fontes históricas, ou mesmo por meio de leituras de outras obras com a mesma temática. Isto ocorre no decorrer da leitura ou mesmo quando esta é finalizada, pois o leitor questiona todo o tempo, dentre os fatos narrados, o que se trata de ficção, o que é fato histórico, qual a intenção das vozes narrativas na construção do discurso. O leitor que se entrega à leitura de um novo romance histórico exige muito de si e de outras fontes para chegar à catarse defendida por Jauss (1979) em seus textos sobre a Estética da Recepção. A análise aqui proposta centrar-se-á na obra Netto perde sua alma (1997), de Tabajara Ruas, cuja temática versa sobre várias revoltas das quais participou o General Netto, dentre elas a Revolução Farroupilha (1835-1845) e a Guerra do Paraguai (1864-1870). Buscamos evidenciar quais são os recursos escriturais utilizados para a configuração do personagem e seus efeitos nesse processo de leitura da história pela ficção.Downloads
Publicado
15-09-2015
Como Citar
FLECK, G. F.; OTTONELLI, R. V.; RODRIGUES, C. A. T. PERSPECTIVAS LITERÁRIAS DE GRANDES CONFLITOS DE NOSSA HISTÓRIA EM NETTO PERDE SUA ALMA (1997), DE TABAJARA RUAS. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 11, n. 17, 2015. DOI: 10.48075/rlhm.v11i17.11327. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/11327. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ LITERATURA E SOCIEDADE
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.