De Flausina e Belisa: Flausina - Protótipos da Mulher Latino-Americana, Presentes em Isabel Allende e Guimarães Rosa
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v3i3.1180Resumo
A literatura latino-americana tem, ao longo dos anos, tratado de forma especial as questões referentes à configuração discursiva as personagens femininas. Tal aspecto pode ser encontrado em textos tanto de autoria feminina como masculina. Apoiados nos pressupostos da Literatura Comparada, este trabalho busca eveidenciar tal fato pela comparação entre as personagens femininas protagonistas do conto Esses Lopes, do brasileiro Guimarães Rosa (1969), e Dos palabras, da chilena Isabel Allende (1989). Interessa-nos verificar como ambos os escritores reproduzem, pela arte literária, o cotidiano vivenciado pelas mulheres em sociedades nas quais imperam ainda valores patriarcais. Buscamos, pela comparação entre os textos escolhidos como corpus, mostrar que, independente do sexo de quem escreve um texto, a literatura, como arte que explora a potencialidade dos signos lingüísticos, vale-se do poder das palavras para revelar as condições existenciais da mulher, fazendo da literatura uma arma poderosa de conscientização e denúncia das injustiças sofridas pela populaçãoDownloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
FLECK, G. F. De Flausina e Belisa: Flausina - Protótipos da Mulher Latino-Americana, Presentes em Isabel Allende e Guimarães Rosa. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 3, n. 3, p. p. 83–90, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v3i3.1180. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/1180. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.