Um Mesmo Tom em Quatro Canções: Imagens do Feminino em Angola, Portugal e Brasil
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v3i3.1186Resumo
Esta comunicação apresenta uma análise de imagens do feminino em quatro canções compostas por homens e em três continentes distintos. Barco Negro, com letra do poeta português David Mourão-Ferreira e melodia do brasileiro Caco Velho, bem como sua versão original intitulada Mãe Preta, mas com letra do gaúcho Antonio Amábile (Piratini). Esta versão foi feita para a gravação da fadista portuguesa Amália Rodrigues porque Mãe Preta foi vetada pela ditadura salazarista na década de 1950. Também de Portugal é objeto de análise a bela canção Mulher da Erva, do mais importante compositor popular das décadas de 1960 e 1970, José Afonso. Por fim, Velha Chica, do músico angolano Waldemar Bastos. Estas canções, por sua vez, revelam um forte conteúdo lírico e político. Entre outros temas, trazem a tragédia da escravidão no Brasil e, paradoxalmente, também podiam ser interpretadas enquanto uma crítica à exploração dos povos africanos nas colônias portuguesas, ou a opressão contra a mulher durante a vigência destes regimes autoritários. Estas canções confluem para personagens comuns por meio de quatro senhoras e em três regiões diferentes. Um dado comum é que o sofrimento humano exposto nas canções revela a ausência de limites geográficos, não havendo barreiras para as injustiças sociais e para as tragédias humanas (coletivas ou individuais), aqui poetizadas literária e musicalmente e não necessariamente exclusivas do universo feminino.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
FIUZA, A. F. Um Mesmo Tom em Quatro Canções: Imagens do Feminino em Angola, Portugal e Brasil. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 3, n. 3, p. p. 137–143, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v3i3.1186. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/1186. Acesso em: 20 abr. 2025.
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