Eugenia: Entre o Criador e a Criatura - Um Enfrentamento Presente em Niebla (1914), de Miguel de Unamuno
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v3i3.1187Resumo
Este artigo resulta de análise e reflexões sobre o romance Niebla, (1914), por Miguel de Unamuno – autor espanhol que critica severamente a sociedade, a política e a religião, ao expressar preocupações acerca de tensões dialógicas presentes na sociedade de sua época especialmente àquelas voltadas a questões existenciais. Analisaremos como o autor retrata a vida cotidiana espanhola do final do século XIX e início do século XX, sob as diretrizes de alguns traços característicos das obras do realismo/naturalismo espanhol, em relação ao gênero e período literário na qual a obra se insere. Teceremos reflexões a respeito do tempo, circunstâncias espaciais e voz enunciadora do discurso. Deste modo nos centraremos nas ideologias dessa sociedade, ainda bastante medievalistas, cujos valores são masculinos e simbolizados na obra pelas ações de Augusto Pérez. Tal fato acaba se refletindo na tomada de decisões e ações executadas pelas personagens femininas desta obra. Refletiremos sobre a construção discursiva das personagens protagonistas femininas e suas relações com os valores que lhes eram impostos. Assim, buscaremos evidenciar como estes aspectos aparecem nas configurações das personagens e os meios utilizados para que sejam revelados pela voz enunciadora do discurso que as constrói e singulariza. Esses dados são de fundamental importância para a compreensão da essência do espírito espanhol, segundo intencionava retratar com objetividade a escrita de Unamuno. Preocupar-nos-emos, ainda, em verificar se a voz destas personagens femininas representa um discurso de submissão, de libertação ou se o seu criador lhes nega o direito a tal manifestação e existência.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
ORLANDO, A. F.; SBARDELOTO, A.; FLECK, G. F. Eugenia: Entre o Criador e a Criatura - Um Enfrentamento Presente em Niebla (1914), de Miguel de Unamuno. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 3, n. 3, p. p. 145–156, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v3i3.1187. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/1187. Acesso em: 20 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.