O Plurilingüísmo como Constituinte do Discurso Feminino nas Personagens de Clarice Lispector
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v3i3.1188Resumo
Este trabalho apresenta o plurilingüismo dialogizado que constitui as personagens femininas de Clarice Lispector, como evocador de um contexto social, retratado na ideologia do cotidiano, onde emerge a estratificação da linguagem em seus diferentes graus de posições ideológico-verbais. A linguagem literária é constituída por um conjunto estratificado de vozes que produzem o discurso do romance. Os registros sociais apresentados através das personagens de Clarice Lispector são dicotômicos; suas personagens retratam perfis femininos que têm como cenário horizontes axiológicos distintos, que permitem a construção de conceitos de valor. Suas personagens representam classes sociais contraditórias, bem como fases distintas de suas vidas, que vão desde a juventude até a velhice, e nessa dinâmica as personagens transitam. É notável o complexo jogo valorativo que a autora constrói através de suas personagens, permitindo, através dessa consciência do plurilingüismo, a sua própria consciência lingüística que, através das mulheres retratadas, referencia as múltiplas vozes sociais que se confundem com a voz do narrador, não se limitando, porém, ao cotidiano, mas nutrindo-se dele para proporcionar graus de compreensão dialógica com os leitores. A autora enforma o plurilingüismo de modo distinto: interior/exterior, social/individual, destacando os conteúdos da consciência de cada personagem em um diálogo ininterrupto entre leitor-personagem e narrador.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
NATH, M. A.; HENRIQUEZ, M. J. R. O Plurilingüísmo como Constituinte do Discurso Feminino nas Personagens de Clarice Lispector. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 3, n. 3, p. p. 157–168, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v3i3.1188. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/1188. Acesso em: 20 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.