Lãs ao vento: cotidiano, história e memória na prosa de Arriete Vilela
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v4i4.1203Resumo
Busca-se, com este artigo, apresentar e analisar alguns aspectos do primeiro romance produzido pela escritora alagoana Arriete Vilela. O estudo se justifica pela importância da obra desta autora para a literatura, tanto dentro do Estado de Alagoas, quanto no quadro mais amplo da literatura brasileira contemporânea. Pretende-se observar a evocação da vida cotidiana e da história na obra Lãs ao vento. Apesar de não ocorrer a menção direta a fatos da história oficializada, nota-se a presença constante de narrativas fantásticas que envolvem o folclore e a cultura popular, evidenciando uma recorrência contínua aos temas “história” e “memória” na obra, uma vez que não são somente os acontecimentos perenizados nos livros de “história oficial” que constituem os acontecimentos significativos para a vida de um indivíduo ou de um grupo. A verdadeira história de um povo se constitui, também, de elementos imaginários que modelam a vida desse povo. Objetiva-se, ainda, observar como determinados conflitos sociais, que fazem parte, igualmente, da história humana, são discutidos em Lãs ao vento. A investigação se pautará nos escritos teóricos de estudiosos como Ecléa Bosi, Maurice Halbwachs e Gaston Bachelard, dentre outros.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
NEUKIRCHEN, C. B. S. Lãs ao vento: cotidiano, história e memória na prosa de Arriete Vilela. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 4, n. 4, p. p. 67–77, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v4i4.1203. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/1203. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.