A história (re)contada em "Um farol no pampa", de Letícia Wierzchowski
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v4i4.1208Resumo
Este estudo centraliza-se no romance Um farol no pampa (2004), um desdobramento do livro A casa das sete mulheres (2002), escrito por Letícia Wierzchowski. Nesse romance, a autora revisita um episódio marcante da história brasileira: a Guerra do Paraguai, tendo como fio condutor o amor entre dois primos: Matias e Inácia. Matias, o sobrinho-neto imaginário de Bento Gonçalves, e seu filho, Antonio, levam-nos pela História e das histórias da família do líder dos revoltosos do Rio Grande do Sul. Com a morte do pai, Antonio resolve, em 1902, deixar o Rio de Janeiro para reconstituir a trajetória de Matias e tomar posse de sua herança, a Estância do Brejo. Com isso, Um farol no pampa traz de volta à literatura as personagens de A casa das sete mulheres e seus herdeiros enfrentando mais uma guerra, com alternância de estilos, vozes e épocas. O objetivo do presente trabalho é contribuir para o estudo das relações Literatura-História, analisar a maneira como a autora, Leticia Wierzchowski, representa a história da Guerra do Paraguai e, por se tratar de um romance contemporâneo, verificar se este pode ser classificado como um romance histórico tradicional ou uma metaficção historiográfica.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
MARTINS, K. R. S. A história (re)contada em "Um farol no pampa", de Letícia Wierzchowski. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 4, n. 4, p. p. 127–138, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v4i4.1208. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/1208. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.