AMAZÔNIA SOB A PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE NA OBRA POÉTICA AMAZONAS PÁTRIA DA ÁGUA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v11i17.12171
Agências de fomento
Fundaçaõ de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
Palavras-chave:
Amazonas Pátria da Água, Paradigma complexo, Literatura e sociedade da Amazônia.Resumo
Neste trabalho se analisa a abordagem à Amazônia na produção Amazonas Pátria da Água do poeta Thiago de Mello, através do prisma da complexidade moriniana. Escolheu-se uma fundamentação teórica no paradigma complexo de Edgar Morin, na Teoria Estética de Theodor Adorno, assim como no “Direito à Literatura” de Antonio Candido. Fazendo-se a leitura do texto poético, para além do poema em consonância com a teoria da complexidade. Portanto, com base no tripé: prosa poética, saberes transdisciplinares e complexidade se reflete sobre a sociedade amazônica considerando a função da literatura como produtora, gestora e agente de conhecimento, humanização e denúncia.Downloads
Publicado
15-09-2015
Como Citar
MORALES, I. K.; BEZERRA, C. M. AMAZÔNIA SOB A PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE NA OBRA POÉTICA AMAZONAS PÁTRIA DA ÁGUA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 11, n. 17, 2015. DOI: 10.48075/rlhm.v11i17.12171. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/12171. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ LITERATURA E SOCIEDADE
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.