A memória política da repressão no conto de Ricardo Ramos
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v4i4.1218Resumo
As repercussões do Golpe Militar de 1964 e os acontecimentos políticos e sociais dele decorrentes exerceram profundas manifestações no âmbito da literatura. O conto “O terceiro irmão”, de Ricardo Ramos, extraído da obra Circuito Fechado, representativo dessa situação, permite discutir o gesto semântico como um gesto fundamentalmente político: revela-se como uma alegoria crítica sobre o povo brasileiro, crucificado entre a esquerda e a direita, o liberalismo e o conservadorismo, a modernidade e a tradição. A trama ficcional envolve três irmãos, não nominados, mas identificados como o mais velho, o mais novo e o terceiro. A estrutura, centrada no diálogo antitético entre o irmão mais velho (direita, conservadorismo, defesa dos interesses de classe) e o irmão mais novo (esquerda, liberalismo, crítica ao sistema, protesto) é mediada pelo terceiro irmão (síntese e vítima humanitária). Situando o texto em suas relações com o contexto de época, é possível desdobrar a alegoria e estabelecer, entre a tese e a antítese, entre a esquerda e a direita uma síntese crítica e conciliadora conotada no terceiro irmão.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
ZANCHET, M. B. A memória política da repressão no conto de Ricardo Ramos. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 4, n. 4, p. p. 231–239, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v4i4.1218. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/1218. Acesso em: 20 abr. 2025.
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