CONTOS INFANTIS E FÁBULAS: RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO SER CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v11i17.12201Palavras-chave:
Imaginação. Criatividade. Criança.Resumo
RESUMO: O presente artigo versa sobre a relevância dos contos infantis e das fábulas, considerando-se o desenvolvimento da imaginação das crianças, destacando-se tópicos como fantasia nos enredos; contos e fábulas infantis voltados à formação do ser infantil e exploração dos recursos a partir do enredo dos contextos. Abordou-se a importância de se contar histórias com a finalidade de demonstrar a dimensão pedagógica que elas representam, bem como os aspectos que favorecem a criatividade infantil em uma abordagem reflexiva e analítica acerca do uso dessas narrativas. Nesse seguimento, enfatizaram-se, também, alguns criadores e suas obras clássicas a fim de reiterar aos leitores, amantes dos clássicos, por mais leituras de formação que se tenha adquirido até então, restar, ainda, uma considerável quantidade de obras por serem apreciadas. A influência, em particular, que a leitura dos contos infantis e das fábulas presenteia seus leitores, promovendo em cada encontro algo significativo e inovador, reafirma, por sua vez, que os livros não terminam de nos revelar o que realmente pretenderam. Contos infantis e fábulas apresentam-se aos leitores, sob forma de transformação social, geralmente, com final feliz, para mais tarde, conquistarem a condição da realidade, exprimindo desejos individuais ou coletivos até então, contidos. Com o intuito de resgatar a fantasia e a liberdade imaginária do leitor, em especial dos pequenos, ateve-se em fundamentar a função dos contos infantis e das fábulas, constatando a forma de suas figurações elementares ao longo dos séculos a fim de não dispensar sua funcionalidade e identidade, havendo tomada de consciência social.
PALAVRAS-CHAVE: Imaginação. Criatividade. Criança.
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