O passado reinventado em "Tropical sol da liberdade"
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v4i4.1221Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise do romance Tropical sol da liberdade, da escritora Ana Maria Machado, cruzando dados da recente História do Brasil - o período da ditadura militar (1964 – 1985) – com o universo ficcional da obra, se perceberá que este romance é uma produção de teor autobiográfico da autora Ana Maria Machado, que recria e ficcionaliza sua história pessoal por meio da personagem Lena, que teria vivenciado os mesmos fatos e a mesma época histórica – ainda que seja utilizada a estratégia de negar a possibilidade da autobiografia por meio de diálogos em diferentes momentos do texto. Por isso, as lembranças daquele período serão importantes para a personagem que, em um processo de catarse, o rememora para livrar-se dos traumas causados pelos acontecimentos conturbados, violentos e controversos que a transformaram em uma mulher confusa, angustiada e dividida entre o lembrar e o escrever - aquilo que tanto esforço fez para esquecer -, passando a limpo a sua história e a de sua gente. Nesse sentido, a volta ao passado, por meio da memória, é interpretada como uma forma de a personagem compreender discursivamente o que aconteceu a fim de liberar-se do passado e, assim, produzir-se como sujeito no presente.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
SILVA, C. V. da. O passado reinventado em "Tropical sol da liberdade". Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 4, n. 4, p. p. 263–277, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v4i4.1221. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/1221. Acesso em: 20 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.