Uma representação da guerra contra o Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v4i4.1222Resumo
Na obra ficcional A solidão segundo Solano López (1982), Carlos de Oliveira Gomes apresenta-nos uma possibilidade de como a Guerra do Paraguai pode ter ocorrido. O autor elaborou um romance que possui a grande maioria dos recursos apontados por Aínsa, em seu artigo "La nueva novela histórica latinoamericana " (O novo romance latino-americano) (1991), e Menton, em seu livro "La nueva novela histórica da América Latina, 1979 – 1992" (O novo romance histórico da América Latina, 1979 – 1992) (1993), criando assim uma narrativa histórica que questiona alguns dos livros mais tradicionais de historiografia sobre o tema, e com isso ilustra o imaginário de seus leitores com uma guerra maniqueísta. Apresentaremos dois recursos usados pelo autor na construção de seu livro: a redação de um prólogo que não faz parte da diegese propriamente, mas que mesmo assim aponta os motivos geradores do conflito e cria uma definição para estes; e a caracterização dos personagens históricos como seres humanizados e, às vezes, nada heróicos, diferente da representação tradicional. Logo, o objetivo do trabalho inclina-se rumo à convergência com o da comunicação coordenada, pois analisaremos os pontos confluentes entre literatura e história nas criações do discurso literário da obra em questão. Resultando na caracterização da história da Guerra do Paraguai pela literatura. Apresentaremos e analisaremos a imagem criada pelo prólogo que é a de uma Guerra contra o Paraguai por interesses ingleses e também a representação de alguns personagens históricos, mitificados pela historiografia.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
FACHINELLO, D. R. Uma representação da guerra contra o Paraguai. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 4, n. 4, p. p. 279–287, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v4i4.1222. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/1222. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.