Um realismo pós-moderno? Uma indagação sobre a produtividade realista do discurso literário de "Soldados de Salamina" (2001), de Javier Cercas
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v4i4.1226Resumo
Javier Cercas faz parte de uma geração de jovens romancistas espanhóis cuja obra se caracteriza pela metanarratividade. Oleza (1996) caracteriza esta geração dos noventa da literatura espanhola pelo retorno de uma temática cara à tradição realista, como as relações entre realidade e imaginação, ficção e historicidade. Este trabalho pretende verificar como se dá, na própria construção ficcional do romance Soldados de Salamina (2001), a montagem desta complexa rede discursiva e se a mesma projeta uma leitura realista como tarefa do leitor-modelo. Para tanto, partiremos da sistematização elaborada por Darío Villanueva (2004) das teorias do realismo literário e de sua proposta de uma abordagem baseada nas contribuições da Pragmática para o discurso literário. Por fim, buscaremos determinar em que medida se pode considerar esta obra como um exemplo de um “realismo pós-moderno”, tendo em vista as considerações de Oleza (1993, 1994 e 1996). Em síntese, a trama da obra transcorre na província de Gerona nos anos 90, embora remonta a uma situação acontecida durante a Guerra Civil Espanhola e em outra ocorrida pouco depois, durante a Segunda Guerra Mundial, no norte da África e na França, na liberação de Paris. O livro começa com uma entrevista, que o narrador faz para um jornal em que trabalha e que atrai sua atenção sobre a surpreendente história de como Rafael Sánchez Mazas sobreviveu a um fuzilamento. Sánchez Mazas era um escritor que fundou a Falange Española junto com Primo de Rivera, assim como criou grande parte da fundamentação ideológica da Falange. Sua história nos conduz, então, à recuperação de fatos ligados ao conflito civil ocorrido na Espanha e ao destino destes personagens, muitas vezes esquecidos sob o pacto de silêncio estabelecido durante a transição rumo à redemocratização da Espanha.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
PEREIRA, F. Um realismo pós-moderno? Uma indagação sobre a produtividade realista do discurso literário de "Soldados de Salamina" (2001), de Javier Cercas. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 4, n. 4, p. p. 303–314, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v4i4.1226. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/1226. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.