LITERATURAS, MITOS E IDENTIDADES NO PROCESSO DE “DECOLONIZAÇÃO” DA AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v12i19.15684Palavras-chave:
Rosana Rios, Jimmy Gordon Bull, pós-colonialismo, decolonização, América Latina, Caribe, mitos indígenas, crítica literária e cultural, ameríndia, pirataria.Resumo
Este trabalho se propõe como leitura e análise da reflexão teórico-crítica e de narrativas literárias que têm como base os “relatos” oriundos da cultura ameríndia e o consequente “conflito” com o pensamento pós-colonialista. Segundo uma prática de leitura comparatista, procura-se reler o discurso crítico sobre a América Latina em consonância com o que se produziu na esteira de Ángel Rama, por exemplo, e em especial sob a perspectiva da “decolonização” decalcada do pensamento crítico de Walter Mignolo: Learning to Unlearn – Decolonial Refletions from Eurasia and Americas (2012). Desse ângulo, propõe-se uma leitura da obra América mítica: histórias fantásticas de povos nativos e pré-colombianos (2013), de autoria da brasileira Rosana Rios, que recupera narrativas ameríndias, e de obras do escritor caribenho/sanandresano, Jimmy Gordon Bull, como Legado de piratas (2010), dentre outras, cujo autor realiza, a partir do arquipélago de San Andrés, um resgate cultural desta região do Caribe Insular. Como resultante da seleção do “corpus”, bem como da problematização da leitura enquanto lugar de enunciação, o trabalho reflete-se na sua peculiar forma ensaística operando num espaço de reapropriação de vozes silenciadas e/ou literaturas imigrantes e identidades em trânsito. Aos mitos desses povos, superpõe-se um legado de piratas a serviço da Coroa, do colonialismo, em sequiosa pilhagem econômica e cultural. Vários pontos conectam as narrativas desses dois escritores, dentre os quais conflitos fronteiriços, que ressumam a intervenções epistemológicas fronteiriças enquanto clave de leitura-desleitura-desaprendizagem da “decolonização”, em uma forma de confrontação com a reflexão crítica, pois que procuram refletir nesse encontro um modelo de um pensamento e produção do conhecimento “decolonizadores”.
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