SUSTENTABILIDADE, LEITURA SUBJETIVA E DIDÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i21.16167Palavras-chave:
Sustentabilidade, leitura subjetiva de literatura, didática literáriaResumo
O objetivo deste texto é apresentar um reflexão que coloca em diálogo a leitura subjetiva de literatura e sustentabilidade no âmbito da didática literária. Entendemos que um dos aspectos da sustentabilidade, no ensino, relaciona-se ao aprendizado profundo, que, embora lento, faz sentido na e para a vida do leitor. Seguindo esta mesma linha de raciocínio, a leitura subjetiva de literatura considera desejável e legítimo o investimento moral, emocional, psicológico e espiritual do sujeito leitor no processo interpretativo do texto literário, oportunizando, assim, a mobilização daquele que lê segundo as dimensões objetiva e subjetiva. Assim, a conclusão a que chegamos é que a leitura subjetiva de literatura pode ajudar a promover uma didática literária mais sustentável, porque conduz a um aprendizado profundo – do ponto de vista objetivo e subjetivo, segundo o qual o sujeito é levado a conhecer não apenas o texto literário, mas também um pouco mais de si mesmo, dos outros e dos mundos que (o) habitam.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.