ENTRE CRÔNICAS E CRIANÇAS CHATAS: POR UM PROJETO CULTURAL LATINO EM CLARICE LISPECTOR
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i21.16268
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave:
Latinidade, Clarice Lispector, crônicasResumo
Compreender a dimensão literário-cultural de uma obra parece ser um grande desafio quando se trata das literaturas latino-americanas. Isso porque a heterogeneidade cultural a partir das diferenças locais oferece também múltiplas perspectivas de análise. Porém, a maior parte dos intelectuais e pesquisadores acadêmicos mantém um único discurso eurocêntrico e hegemônico, priorizando perspectivas canônicas em detrimento das culturas locais e marginais. Assim, busco neste artigo, por meio da análise de algumas crônicas e do perfil biográfico-cultural de Clarice Lispector romper com este paradigma acadêmico que tem comprometido o avanço dos Estudos Culturais e Subalternos na América Latina, especialmente no Brasil. A opção pelas narrativas clariceana se justifica pelo fato de que mesmo nascida na Ucrânia, Clarice declara sua brasilidade em vários escritos e entrevistas, sobretudo nos reflexos identificáveis da cultura local latino-americana em seus textos. Nesta esteira e, tendo como base o pensamento de autores como Hugo Achugar, Walter Mignolo, Stuart Hall e Edgar Nolasco, busco apontar a latinidade de Clarice Lispector por meio dos temas abordados em algumas de suas crônicas. As questões referentes à subalternização do conhecimento e dos saberes conduzem este trabalho a identificar na temática da fome, da miséria, da violência urbana, entre outros, o objeto artístico central das crônicas clariceanas. Nesses temas é possível reconhecer aspectos culturais locais o que indica a real influência do lugar nas produções artísticas e culturais deste espeço bem como os diálogos pelas diferenças que partilham deste mesmo espaço sociocultural.Downloads
Publicado
24-07-2017
Como Citar
ALVES, J. ENTRE CRÔNICAS E CRIANÇAS CHATAS: POR UM PROJETO CULTURAL LATINO EM CLARICE LISPECTOR. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 13, n. 21, p. 213–231, 2017. DOI: 10.48075/rlhm.v13i21.16268. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/16268. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.