A LEITURA LITERÁRIA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM PSICANALÍTICA DO CONTO “AS TRÊS LINGUAGENS” DOS IRMÃOS GRIMM

Autores

  • maria livramento pereira

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i21.16329

Palavras-chave:

Leitura.Literatura Infantil.Contos.Psicanálise

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar a importância do ensino da literatura para o desenvolvimento intelectual, cultural e social do ser humano, a partir do estudo dos contos, sob o ponto de vista da psicanálise, a qual os aponta como instrumentos eficazes no trabalho com a subjetividade infantil; para a compreensão da elaboração psíquica das crianças; para a aceitação da existência de questões do inconsciente na formação do caráter humano; e para a identificação das etapas da existência humana. Partindo do estudo de vários pesquisadores como Coelho (2002), Bettelheim (2002), Silva (2009), Alves, Espíndola e Massuia (2011), compomos a análise e a interpretação do conto “As Três Linguagens” dos Irmãos Grimm, e apresentamos um breve estudo sobre a funcionalidade da abordagem psíquica dos contos no contexto escolar, visando explicar como a psicanálise (FREUD, 1909) contribui para desenvolvimento emocional e social do aluno. 

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Publicado

24-07-2017

Como Citar

PEREIRA, maria livramento. A LEITURA LITERÁRIA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM PSICANALÍTICA DO CONTO “AS TRÊS LINGUAGENS” DOS IRMÃOS GRIMM. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 13, n. 21, p. 185–197, 2017. DOI: 10.48075/rlhm.v13i21.16329. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/16329. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA