A LEITURA LITERÁRIA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM PSICANALÍTICA DO CONTO “AS TRÊS LINGUAGENS” DOS IRMÃOS GRIMM
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i21.16329Palavras-chave:
Leitura.Literatura Infantil.Contos.PsicanáliseResumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar a importância do ensino da literatura para o desenvolvimento intelectual, cultural e social do ser humano, a partir do estudo dos contos, sob o ponto de vista da psicanálise, a qual os aponta como instrumentos eficazes no trabalho com a subjetividade infantil; para a compreensão da elaboração psíquica das crianças; para a aceitação da existência de questões do inconsciente na formação do caráter humano; e para a identificação das etapas da existência humana. Partindo do estudo de vários pesquisadores como Coelho (2002), Bettelheim (2002), Silva (2009), Alves, Espíndola e Massuia (2011), compomos a análise e a interpretação do conto “As Três Linguagens” dos Irmãos Grimm, e apresentamos um breve estudo sobre a funcionalidade da abordagem psíquica dos contos no contexto escolar, visando explicar como a psicanálise (FREUD, 1909) contribui para desenvolvimento emocional e social do aluno.
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