A ESTRUTURA PERFORMÁTICA E OS CONTOS RODRIGUEANOS: UMA TRANÇA CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i21.16348
Agências de fomento
UNIOESTE e Centro Universitário FAG
Palavras-chave:
Nelson Rodrigues, Contos, Escritura performática.Resumo
Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa, realizada num Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, sobre a obra de Nelson Rodrigues, com enfoque para as ressonâncias sociais e culturais que se depreendem da obra ficcional desse autor, que, com um itinerário latente, produziu mais de dois mil textos, durante cinco décadas, num trânsito entre gêneros textuais. Neste recorte da pesquisa, evidenciou-se a criação e a recriação de textos emoldurados por temáticas sobre relacionamentos amorosos, traição e morte, cingidas de aspectos trágicos e míticos, com vistas à análise de uma escrita performática. Figuram, para a análise, contos da obra rodrigueana A vida como ela é... (de 1961, com nova publicação em 2012), com evidência para o modo como Nelson Rodrigues registra e reflete o cotidiano de seu tempo e as problemáticas humanas. O estudo dos elementos estruturais e estéticos, presentes nos contos, deu-se a partir de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e com a base metodológica amparada em análises da literatura comparada, com os seguintes objetivos: desvendar os efeitos expressivos desses projetos ficcionais e analisar como essas composições, ao dialogarem com outros textos, refletem essa escritura denominada como performática. Como fonte teórica, estão explicitadas as contribuições Bakhtin (2002), Nora (1993), Maciel (2003), Cohen (2013), Glusberg (2013) e Zumthor (2014), dentre outros pesquisadores sobre os estudos da performance.Downloads
Publicado
24-07-2017
Como Citar
RADAELLI, P. B. A ESTRUTURA PERFORMÁTICA E OS CONTOS RODRIGUEANOS: UMA TRANÇA CULTURAL. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 13, n. 21, p. 41–66, 2017. DOI: 10.48075/rlhm.v13i21.16348. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/16348. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ PERFORMANCE E LITERATURA
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.