As marcas de autoria: um estudo dialógico sobre a estilística de José Saramago e Clarice Lispector

Autores

  • Alexandre Duarte Gomes

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i21.16496
Agências de fomento

Palavras-chave:

Estilística, Análise Dialógica, Discurso, Autoria.

Resumo

A partir dos princípios da estilística dialógica, buscamos demonstrar qual o alcance de uma análise alicerçada nesse paradigma, em contraposição àqueles propostos pela estilística tradicional. Ou seja, buscamos entender em que medida uma análise baseada na orquestração das vozes discursivas pode determinar as características autorais, sem que se recorra, meramente, ao plano linguístico. Para isso, tomamos como objeto de análise os contos Cadeira, de José Saramago, e Uma esperança, de Clarice Lispector. Conforme os resultados obtidos, percebemos que a análise bakhtiniana demonstra ser um viés possível de obtenção das marcas autorais na esfera literária. Cadeira e Uma esperança são realidades linguísticas diferentes porque são abordagens diferentes do mundo.

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Publicado

24-07-2017

Como Citar

GOMES, A. D. As marcas de autoria: um estudo dialógico sobre a estilística de José Saramago e Clarice Lispector. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 13, n. 21, p. 265–282, 2017. DOI: 10.48075/rlhm.v13i21.16496. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/16496. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA