Memória e identidade brasileira em Baú de Ossos

Autores

  • Gilberto Alves Araujo UFPA

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i21.16739
Agências de fomento

Palavras-chave:

Literatura nacional. Memória. Identidade. Autobiografia.

Resumo

Através deste artigo pretendemos realizar uma breve análise do romance Baú de Ossos, de Pedro Nava (1974), levando em consideração os conceitos de memória e identidade, conforme Artières (1998) e Candau (2010); além das noções de autobiografia e identidade nacional, segundo Cândido (2006; 1989) e Leujene (2008), Pollak (1992) e Hall (2005). Nessa perspectiva, a obra se projeta para a pós-modernidade, no sentido de fazer emergir contextos de fluidez e de mobilidade, a perda, a melancolia, a insegurança e a ausência. Em uma jornada catártica através do continuum espaço-tempo, Nava parece amenizar a incompletude e a falta, a pobreza de um homem que pensa trilhar um caminho novo. Enquanto explora o passado, ele vai exercitando a representação da identidade brasileira, isto é, a capacidade de manter a nação e seus cidadãos (membros de uma comunidade imaginada) reconhecíveis à medida que o tempo e os eventos se esvaem. Por um lado, sua escrita, nos moldes de um pacto autobiográfico, fá-lo protagonista de sua própria história, e promove nele uma aguda consciência de si mesmo, seu ser cindido e responsabilizado. Por outro lado, seu ofício de anatomista fá-lo enxergar-se como fruto de uma coletividade muito maior, e que, de certo modo, explica-o, compreende-o, fornece-lhe razões de ser e existir.

Biografia do Autor

Gilberto Alves Araujo, UFPA

Possui Licenciatura Plena em Letras (Português/Inglês) pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2009). Foi monitor bolsista pelo PIM (Programa Institucional de Monitoria) dessa mesma universidade durante sua graduação. Foi bolsista CAPES/FULBRIGHT/UNITED STATES EMBASSY (2013), tendo estudado língua, literatura e cultura Americana pela UNIVERSITY OF DELAWARE em Newark, EUA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em LÍNGUA PORTUGUESA/INGLESA, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, ensino de língua inglesa, ensino de língua materna e interpretação teatral. É mestre no Ensino de Língua e Literatura (2014), formado pelo PPGL-MELL (Programa de Pós-Graduação em Letras) da UFT (Universidade Federal do Tocantins) na qual desenvolveu um projeto de pesquisa voltado para análise do discurso e ensino de língua inglesa. Estudou também estratégias de ensino de língua estrangeira na UNIVERSITY OF NOTRE DAME em South Bend, EUA. Foi bolsista pela CAPES/FULBRIGHT e atuou como professor de língua e culturas do Brasil na MERCER UNIVERSITY (2014-2015) em Macon, EUA. Atualmente é professor efetivo de Língua Inglesa e Literaturas Anglófonas na UFPA (Universidade Federal do Pará), Campus Altamira.

Downloads

Publicado

24-07-2017

Como Citar

ALVES ARAUJO, G. Memória e identidade brasileira em Baú de Ossos. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 13, n. 21, p. 481–497, 2017. DOI: 10.48075/rlhm.v13i21.16739. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/16739. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA