PERFORMANCES AUTORAIS NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA: OS “CASOS” ELENA FERRANTE E AURÉLIO PINOTTI
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i21.16767Palavras-chave:
performance autoral, literatura contemporânea, Elena Ferrante, Aurélio PinottiResumo
Autora de romances de grande êxito, a escritora supostamente italiana Elena Ferrante se recusa a revelar sua identidade civil, e desde a publicação do seu primeiro livro diversas hipóteses têm sido aventadas por leitores, críticos e, sobretudo, jornalistas, a ponto de o debate sobre seu “verdadeiro nome” ter suplantado a própria discussão sobre a sua obra. Publicados em formato virtual a partir de abril de 2016, os livros do escritor supostamente brasileiro Aurélio Pinotti compõem um conjunto vasto e labiríntico que desafia não só a interpretação e a catalogação, mas a própria capacidade de leitura dos críticos. Através da análise das performances autorais excêntricas e anômalas de Ferrante e Pinotti, este artigo procura indagar em que medida as obras literárias contemporâneas são afetadas decisivamente por elementos que tradicionalmente a crítica tende a catalogar como “extraliterários”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.