EL DORADO: A INCORPORAÇÃO DO MITO NO ROMANCE HISTÓRICO LATINO-AMERICANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i21.16808
Agências de fomento
Capes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Palavras-chave:

El Dorado, Lope de Aguirre, Romance Histórico, Novo Romance Histórico Latino-americano, Metaficção Historiográfica.

Resumo

RESUMO: No apogeu das navegações e colonizações espanholas na América, a corrida pelo ouro resplandeceu nos olhares de muitos expedicionários, sobretudo pela onírica existência do reino de Omágua e do mítico El Dorado. Movidas por essa lenda indígena de localização imprecisa, muitas expedições foram organizadas, às cegas, floresta Amazônica adentro. Entre estas está a jornada governada por Pedro de Ursúa (1559-1561). Nessa pesquisa de cunho bibliográfico, buscamos o tratamento dado ao mito El Dorado, tanto pelo revisionismo do discurso historiográfico, quanto por meio de suas representações no texto literário. Para tal, selecionamos três obras significativas do gênero romance histórico, de escritores latino-americanos: El camino de El Dorado, do venezuelano Uslar-Pietri (1947), Lope de Aguirre: príncipe de la libertad, do venezuelano Otero Silva (1079), e Una lanza por Lope de Aguirre, do argentino Jorge Ernesto Funes (1984). Ademais, esse estudo nos possibilita evidenciar diferentes modalidades do romance histórico, devido às peculiaridades de cada obra do corpus. Como aporte teórico, críticos como Hutcheon (1985), Aínsa (1991), Menton (1993), Esteves (1995) e Fleck (2007) são substrato.

Biografia do Autor

Alceni Elias Langner, UNIOESTE - CASCAVEL

Graduado em Letras – Português/Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus Realeza-PR). Aluno do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras, área de concentração em Linguagem e Sociedade, Nível de Mestrado; Atuante na linha de pesquisa Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados. Integrante do grupo de pesquisa “Ressignificações do passado na América Latina: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, coordenado pelo Prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck. Colaborador do projeto de extensão “Estudos das teorias contemporâneas de análise literária - segunda fase”, vinculado ao PELCA – Programa de Ensino de Literatura e Cultura/PROEX-Unioeste-Cascavel. Colaborador do Projeto de Extensão “Ensino de Língua e Literatura: Algumas reflexões” coordenado pela professora Terezinha da Conceição Costa-Hübes. Aluno bolsista da CAPES.

Gilmei Francisco Fleck, UNIOESTE (Campus Cascavel)

Professor Adjunto da UNIOESTE/Cascavel na Graduação e Pós-graduação em Letras nas áreas de Literatura e Cultura Hispânicas. Pós-doutor em Literatura Comparada e Tradução pela UVigo/ Vigo-Espanha, com bolsa da CAPES, Doutor em Letras pela UNESP/Assis. Coordenador do PELCA: Programa de Ensino de Literatura e Cultura e coordenador do projeto de pesquisa “Ressignificações do passado na América: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção– vias para a descolonização”. (chicofleck@yahoo.com.br)

Downloads

Publicado

24-07-2017

Como Citar

LANGNER, A. E.; FLECK, G. F. EL DORADO: A INCORPORAÇÃO DO MITO NO ROMANCE HISTÓRICO LATINO-AMERICANO. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 13, n. 21, p. 381–396, 2017. DOI: 10.48075/rlhm.v13i21.16808. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/16808. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA