REFLEXÕES SOBRE A PERFORMANCE DO CONTADOR DE HISTÓRIAS - REFLECTIONS ABOUT STORYTELLER`S PERFORMANCE

Autores

  • Valéria Santos da Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FCT/Unesp - Campus de Presidente Prudente
  • Renata Junqueira de Souza Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FCT/Unesp - Campus de Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i21.16823
Agências de fomento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP

Palavras-chave:

Palavras-chave, Narração de Histórias. Performance. Contadores de Histórias. Ambiente escolar. Séries Iniciais. - Keywords, Storytelling. Performance. Story Tellers. School environment. Primary grades.

Resumo

RESUMO

 

O presente artigo trata de um recorte da pesquisa que originou a dissertação de mestrado intitulada “A Hora do Conto no Cotidiano Escolar: reflexões sobre o ler e o contar na rotina de duas professoras dos anos iniciais” vinculada à linha “Infância e Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp, campus de Presidente Prudente. Neste artigo procuramos trazer à baila, reflexões e diálogos que envolvem o conceito de performance amplamente abordado por teóricos, como Paul Zumthor (2000). As discussões evidenciam como a performance contribui para a narração de histórias, em especial, para a prática realizada em ambiente escolar pelos professores das séries iniciais, nos momentos de Hora do Conto. Como base para nossos apontamentos e argumentos, trazemos no corpus do texto, trechos das observações realizadas com uma das professoras participantes da pesquisa e que comprova que quando há uma identificação com o texto a ser narrado, a utilização de técnicas apropriadas de contação de histórias e planejamento anterior, a performance se torna marcante, estabelecendo vínculo positivo com os ouvintes.

 

ABSTRACT

This article is part of a research that originated the master's thesis titled "The Story Time in School Daily Life: reflections on reading and performing in the routine of two teachers from primary grades " linked to the line "Childhood and Education" from the postgraduate program in Education of FCT / Unesp, in Presidente Prudente. In this article we seek to bring to reflections and dialogues that involve the concept of performance widely approached by theorists, such as Paul Zumthor (2000). The discussions reflect how the performance contribute to the narration of stories, especially, to the practice that happen in environment of school with teachers from primairy grades, in the moments of Story Time. As a basis for our notes and arguments, we have included in the corpus of the text, excerpts from the observations made with one of the participating teachers, which show that when there is an identification with the text to be narrated, the use of appropriate storytelling and previous planning, the performance becomes remarkable, establishing a positive bond with the listeners. 

 

 

 

Biografia do Autor

Valéria Santos da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FCT/Unesp - Campus de Presidente Prudente

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente (2014) e graduada em Licenciatura em Pedagogia pela mesma instituição (2009). Membro do Grupo de Pesquisa: Formação de Professores e as relações entre as práticas educativas em leituras, literatura e avaliação do texto literário, promovido pelo CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil - Maria Betty Coelho e Silva,- FCT/UNESP, desde o ano de 2009. É atriz, arte-educadora e contadora de histórias. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com as seguintes temáticas: Literatura Infantil, Contação de Histórias, Leitura em voz alta, Promoção da Leitura, Estratégias de Leitura, Oralidade,Teatro e Formação de Professores, o qual ministra cursos, palestras, oficinas e presta assessoria pedagógica.

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FCT/Unesp - Campus de Presidente Prudente

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990)', doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores.. Atualmente é professor visitante da Universidade do Minho e professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Também é professora colaboradora no Programa de Pós graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), desde 2015. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, formação de leitores, literatura infantil, literatura e formação de professores, estratégias de leitura.

Downloads

Publicado

24-07-2017

Como Citar

SANTOS DA SILVA, V.; JUNQUEIRA DE SOUZA, R. REFLEXÕES SOBRE A PERFORMANCE DO CONTADOR DE HISTÓRIAS - REFLECTIONS ABOUT STORYTELLER`S PERFORMANCE. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 13, n. 21, p. 27–39, 2017. DOI: 10.48075/rlhm.v13i21.16823. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/16823. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PERFORMANCE E LITERATURA