REFLEXÕES SOBRE A PERFORMANCE DO CONTADOR DE HISTÓRIAS - REFLECTIONS ABOUT STORYTELLER`S PERFORMANCE
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i21.16823Palavras-chave:
Palavras-chave, Narração de Histórias. Performance. Contadores de Histórias. Ambiente escolar. Séries Iniciais. - Keywords, Storytelling. Performance. Story Tellers. School environment. Primary grades.Resumo
RESUMO
O presente artigo trata de um recorte da pesquisa que originou a dissertação de mestrado intitulada “A Hora do Conto no Cotidiano Escolar: reflexões sobre o ler e o contar na rotina de duas professoras dos anos iniciais” vinculada à linha “Infância e Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp, campus de Presidente Prudente. Neste artigo procuramos trazer à baila, reflexões e diálogos que envolvem o conceito de performance amplamente abordado por teóricos, como Paul Zumthor (2000). As discussões evidenciam como a performance contribui para a narração de histórias, em especial, para a prática realizada em ambiente escolar pelos professores das séries iniciais, nos momentos de Hora do Conto. Como base para nossos apontamentos e argumentos, trazemos no corpus do texto, trechos das observações realizadas com uma das professoras participantes da pesquisa e que comprova que quando há uma identificação com o texto a ser narrado, a utilização de técnicas apropriadas de contação de histórias e planejamento anterior, a performance se torna marcante, estabelecendo vínculo positivo com os ouvintes.
ABSTRACT
This article is part of a research that originated the master's thesis titled "The Story Time in School Daily Life: reflections on reading and performing in the routine of two teachers from primary grades " linked to the line "Childhood and Education" from the postgraduate program in Education of FCT / Unesp, in Presidente Prudente. In this article we seek to bring to reflections and dialogues that involve the concept of performance widely approached by theorists, such as Paul Zumthor (2000). The discussions reflect how the performance contribute to the narration of stories, especially, to the practice that happen in environment of school with teachers from primairy grades, in the moments of Story Time. As a basis for our notes and arguments, we have included in the corpus of the text, excerpts from the observations made with one of the participating teachers, which show that when there is an identification with the text to be narrated, the use of appropriate storytelling and previous planning, the performance becomes remarkable, establishing a positive bond with the listeners.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.