TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA ENTRE OS ASPECTOS ESTRUTURAIS: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA OBRA BARRETIANA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i22.17551
Agências de fomento
Milton Hermes Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Pós-Graduação
Palavras-chave:
Análise Estrutural, Lima Barreto, Romance Social.Resumo
Este trabalho objetiva analisar o romance Triste fim de Policarpo Quaresma (2002) de Lima Barreto em seus aspectos estruturais, sociais e históricos. E, nessa perspectiva busca apresentar as questões referentes à narrativa literária a partir dos questionamentos sobre a natureza conceitual e estrutural da obra em sua relação com o contexto social e histórico expresso na obra. Nessa perspectiva, objetiva apresentar a forma como os elementos estruturais da narrativa constroem uma história de representação de mundo por meio do personagem protagonista que circula em um espaço ficcional da realidade brasileira. Para garantir a unidade textual, esta pesquisa expõe, inicialmente, um breve relato sobre as várias concepções da narrativa e a importância de seus elementos estruturais para a composição da unidade romanesca e, logo após a apresentação das questões gerais, inicia a análise do romance. Todo o trabalho seguiu a fundamentação teórica de: Barthes (1973), Propp (1983), Genette (1976), Todorov (1976), Brait (2010), Goldmann (1976), entre outros.Downloads
Publicado
31-12-2017
Como Citar
DA ROCHA DE OLIVEIRA, M. B. TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA ENTRE OS ASPECTOS ESTRUTURAIS: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA OBRA BARRETIANA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 13, n. 22, p. 313–329, 2017. DOI: 10.48075/rlhm.v13i22.17551. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/17551. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.