A ESTÉTICA DE RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL, DE RICARDO PIGLIA, À LUZ DA FENOMENOLOGIA DA LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i22.17660Palavras-chave:
fenomenologia da leitura, estética, recepção do leitor, Respiração artificial.Resumo
O presente artigo tem como objetivo fazer uma análise da obra Respiração Artificial, de Ricardo Piglia, à luz da fenomenologia da leitura, conforme Paul Ricoeur (2010) a enuncia, na esteira de Roman Ingarden. Nesse sentido, a estética da obra é vista não apenas como uma forma, mas, sobretudo, como um componente literário fundamental para a produção de sentido. Desse modo, a releitura da obra pode mudar a recepção do leitor, surpreendendo-o com novas interpretações produzidas, pois determinados fatos terão escapado à percepção durante a primeira leitura, exatamente em virtude do modo como a obra está organizada formalmente. Mesmo após algumas releituras, o leitor poderá não adquirir uma consciência do todo da obra, incertezas poderão persistir, devido ao enredo não linear, utilização de vários recursos intertextuais e de intratextualidade, que exigem frequentes avanços e retrocessos de leitura, visando a uma melhor compreensão do todo, tendo em vista melhorar a recepção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.