UM BREVE ESTUDO DE VINDIMA, DE MIGUEL TORGA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i22.17692Palavras-chave:
Miguel Torga, Douro, vindima, vinho.Resumo
No romance Vindima, Miguel Torga homenageia os Durienses ou o "homo duriensis" (BORGES, 2006) e o Douro, uma região de Portugal onde se integra um dos centros vitivinícolas mais relevantes e característicos do mundo. Narra o trabalho de um grupo de vindimadores provenientes de Penaguião que segue para a quinta da Cavadinha na esperança de melhores condições de subsistência. Os trabalhadores colhem, transportam e sovam os cachos de uvas sob cláusulas de trabalho degradantes. Além dos explorados, há o retrato dos exploradores, duas famílias rivais que se distinguem moralmente pela procedência da situação financeira e pelas situações trágicas ou bem providas que ocorrem em cada linhagem. A obra revela o processo de transformação do fruto da videira em vinho, bebida apreciada, capaz de evocar sensações, emoções, penetrar em um novo mundo e que inspirou homens em épocas distintas. Apresentamos uma breve abordagem sobre o vinho em Portugal e sobre a região revelada pelo autor, o contexto da a palavra/título do primeiro romance escrito por Miguel Torga e alguns conceitos e contextos que nos apontem para uma reflexão literária. Pretende-se divulgar e valorizar a obra do literato transmontano, a Literatura Portuguesa, a região duriense e a tradição da vindima.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.