UM BREVE ESTUDO DE VINDIMA, DE MIGUEL TORGA

Autores

  • Cinthia Elizabet Otto Rolla Marques Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i22.17692

Palavras-chave:

Miguel Torga, Douro, vindima, vinho.

Resumo


No romance Vindima, Miguel Torga homenageia os Durienses ou o "homo duriensis" (BORGES, 2006) e o Douro, uma região de Portugal onde se integra um dos centros vitivinícolas mais relevantes e característicos do mundo. Narra o trabalho de um grupo de vindimadores provenientes de Penaguião que segue para a quinta da Cavadinha na esperança de melhores condições de subsistência. Os trabalhadores colhem, transportam e sovam os cachos de uvas sob cláusulas de trabalho degradantes. Além dos explorados, há o retrato dos exploradores, duas famílias rivais que se distinguem moralmente pela procedência da situação financeira e pelas situações trágicas ou bem providas que ocorrem em cada linhagem. A obra revela o processo de transformação do fruto da videira em vinho, bebida apreciada, capaz de evocar sensações, emoções, penetrar em um novo mundo e que inspirou homens em épocas distintas. Apresentamos uma breve abordagem sobre o vinho em Portugal e sobre a região revelada pelo autor, o contexto da a palavra/título do primeiro romance escrito por Miguel Torga e alguns conceitos e contextos que nos apontem para uma reflexão literária. Pretende-se divulgar e valorizar a obra do literato transmontano, a Literatura Portuguesa, a região duriense e a tradição da vindima.

Biografia do Autor

Cinthia Elizabet Otto Rolla Marques, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Licenciada em Estudos Portugueses pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2014), em Letras Português/Italiano pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2014) e em Artes Visuais pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel (2009). Ex-bolsista CAPES no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Ex-bolsista CAPES no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC. Ex-bolsista Capes no Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI. Experiência na área de Arte-Educação. Doutoranda em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

31-12-2017

Como Citar

OTTO ROLLA MARQUES, C. E. UM BREVE ESTUDO DE VINDIMA, DE MIGUEL TORGA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 13, n. 22, p. 297–312, 2017. DOI: 10.48075/rlhm.v13i22.17692. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/17692. Acesso em: 27 maio. 2022.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA