O “CLUB” ESCOLA DE SAMBA DEIXA MALHAR: AS MÉMORIAS DO “CENTRO NERVOSO” DO CARNAVAL CARIOCA ENTRE 1933 e 1943
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i22.17858Palavras-chave:
escola de samba, memória social, cultura negraResumo
O artigo discute as memórias do “Club” Escola de Samba Deixa Malhar através de depoimentos, cartas e crônicas que encontramos na imprensa carioca. A sua importância deriva-se por representar o modelo mais documentado de transição dos antigos ranchos carnavalescos para as escolas de samba. Ao destacarmos esses arquivos como resultado de uma herança cultural, reconstituímos um mapa em que aparecem, em forma de testemunho, as pessoas que se lembraram da existência deste “centro nervoso do samba carioca”. A proposta do ponto de vista metodológico se configura numa narrativa de um local de samba que foi fechado pela polícia no fim do Estado Novo. As coordenadas teóricas envolvem o trânsito entre história e memória. Assim, o tema surge numa perspectiva interdisciplinar envolvendo culturas negras, memória social e direitos humanos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.