OS SENTIDOS DO KITSCH NA OBRA A GRANDE MARCHA (2014), DE EWERTON MARTINS RIBEIRO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i22.17883Palavras-chave:
Kitsch, literatura, romance, manifestações sociaisResumo
O presente trabalho é uma pesquisa, em sua maior parte bibliográfica e de caráter interdisciplinar, baseada nos conceitos de kitsch e metaficção historiográfica. A pesquisa se baseia na análise do livro A Grande Marcha (2014), de Ewerton Martins Ribeiro. A análise da obra se justifica pelo desejo de explanarmos sobre as manifestações sociais ocorridas em todo o Brasil, em 2013. Esse evento histórico de ampla repercussão nacional foi retratado na narrativa de Ewerton Martins Ribeiro sob a perspectiva de um conceito utilizado na política, na arte, na literatura, entre outras áreas. O kitsch, conceito em questão, é uma expressão de origem alemã, essencialmente figurativa e de caráter predominantemente pejorativo. A partir disso, pretendemos analisar qual a representação do kitsch no romance e de que modo, valendo-se dele, o autor contesta todo um movimento social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.