CONTEXTOS SOCIAIS ENTREMEANDO O TEXTO LITERÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i22.17984

Palavras-chave:

Elementos externos, Elementos Internos, Identidade, Narrador.

Resumo


Com o objetivo de analisar a obra São Bernardo do escritor Graciliano Ramos sob o viés da crítica sociológica de Antonio Candido, Silviano Santiago, Lucien Goldmann e Georg Lukács, discute-se acerca dos elementos externos que adentram a obra e a forma magistral com que o autor torna-os internos, entremeando essa obra regionalista com as temáticas sociais. Além disso, observa-se como os temas sociais são evidenciados na identidade dos próprios personagens que passam a agir condicionados por contextos sociais, políticos e econômicos. As conclusões a que se chega refletem a universalidade da obra mediante os elementos utilizados pelo narrador autodiegésico que, de tão ricos expandem o universo narrativo apontando para muito além do romance em si. 

Biografia do Autor

Cleonice Alves Lopes Flois, Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE

Mestranda em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) na Linha de Pesquisa Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados. É bolsista da CAPES e membro do Grupo de Pesquisas Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens (UNIOESTE/CNPq). Possui especialização em Literatura Contemporânea pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto/SP (2012) e em Didática e Metodologia do Ensino pela UNIVALE/ESAP do Vale do Ivaí (2010). É licenciada em Língua Inglesa pelo Programa Especial de Formação Pedagógica pela UTFPR (2008) e bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue pela UNIOESTE (2002).

Downloads

Publicado

31-12-2017

Como Citar

ALVES LOPES FLOIS, C. CONTEXTOS SOCIAIS ENTREMEANDO O TEXTO LITERÁRIO. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 13, n. 22, p. 375–388, 2017. DOI: 10.48075/rlhm.v13i22.17984. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/17984. Acesso em: 29 nov. 2021.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA