COMO CONTAR UMA HISTÓRIA? ALEGORIA E MEMÓRIA EM O SOM AO REDOR
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v14i24.20204Palavras-chave:
cinema, alegoria, memória.Resumo
Este texto apresenta uma discussão sobre as formas que o autor Kléber Mendonça Filho utilizou para contar a história do legado colonial de violências do Brasil (como locus a cidade de Recife), no filme O som ao redor (2012). Como enfoque de estudos deste artigo, parto da ideia de que Kléber Mendonça Filho desenterra memórias “clandestinas”, ao tratar de um passado que não quer ser lembrado pela memória oficial. Desta forma, o autor se utiliza de duas formas de expressão para contar o conteúdo fílmico a que se propôs, o uso da dupla narrativa para relacionar o passado com o presente e assim trazer as memórias do passado colonial para o enredo e a alegoria como expressão catártica das Ligas Camponesas, remetendo o processo de violências do período colonial para um tempo recente e permanente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.