ANÁLISE HISTÓRICO-CULTURAL DA MÚSICA SERTANEJA NO BRASIL: DO CAIPIRA AO PLAYBOY
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v14i24.20403Resumo
Este artigo apresenta um estudo do estilo musical sertanejo e suas variações no tempo, a partir de uma perspectiva histórica. Para tanto, utilizou-se de letras de músicas sertanejas de diferentes cantores e períodos históricos, a fim de interpretar e compreender as narrativas que as canções trazem acerca dos elementos que permeiam a realidade do sujeito que as compõe/canta, outrora intitulado caipira/caboclo, hoje, cantor sertanejo. As músicas analisadas têm em comum o estilo musical e as características poéticas, tais como o amor, a mulher amada, a desilusão amorosa, o álcool e, mais recentemente, o sexo, as festas e o estímulo ao consumo. A partir dessa perspectiva, busca-se analisar como as relações socioculturais estão inseridas nas letras das canções, assim como perceber as permanências e rupturas que permeiam o modo de viver e pensar do cantante ao longo do tempo. Como aporte teórico, são usadas as considerações de autores como Foucault (1999), Certeau (1998), Benjamin (1987), Faustino (2007) e Terra (2007).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.