ADAPTAÇÃO INTERCULTURAL: POE E O CINEMA BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v14i24.20648Palavras-chave:
Adaptação, cinema, interculturalidade.Resumo
Adaptação, cultura e tradução. A adaptação intercultural tem sido uma constante no cinema mundial, dos quais podemos citar, como autores mais adaptados, o inglês Shakespeare, a escritora britânica Agatha Christie, e o poeta, contista e crítico literário estadunidense Edgar Allan Poe, famoso por seus contos de terror. Contudo, o cinema brasileiro, com suas inconstâncias, parece não ter conseguido avançar neste sentido, muito disso devido à preferência cultural do público por produções estrangeiras, além da falta de investimento dos órgãos responsáveis, em produções que compartilhem a obra dos grandes escritores mundiais. Este trabalho tem por objetivo analisar o conceito de interculturalidade nas adaptações de textos escritos para o audiovisual e exemplificar a realidade das salas de cinema de nosso país. Também se preocupa em verificar por que as obras do escritor norte-americano Edgar Allan Poe são pouco adaptadas pelos cineastas brasileiros, o que nos remete ao problema de que o cinema, infelizmente, vende tão somente entretenimento e não propaga cultura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.