O OLHAR DE SOL(L)ER
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v14i24.20793Palavras-chave:
Carmen Soler, Olhar, Poesia, Memória, Escrita de autoria feminina.Resumo
Entre o universo sutil feminino e o exílio, entre as janelas da memória e as pontes solitárias, entre os sonhos proibidos e os rostos amados, entre o olhar de mulher e o pulso no papel, entre a justiça e a prisão, este texto foi elaborado, tendo como objetivo apresentar Carmen Soler (1924-1985), paraguaia, professora bilíngue, tradutora e escritora desconhecida nos livros de crítica literária e histórica, por sua posição ideológica revolucionária. Suas obras são inexistentes e desconhecidas no Brasil. Analisaremos sua obra Poesias (1970), reportando com sua lírica sua experiência inegável no período histórico da ditadura em seu país. Postumamente, sua obra respira seus novos livros, honra por reconhecimento brasileiro, com a riqueza expressiva que só os grandes poetas têm. Ao primeiro olhar sabemos que ditadura não combina com poesia, ao contrário, abomina qualquer expressão crítica no sentido de uma sociedade mais humana. A arte de Soler defende seu povo e o câmbio foi alto demais, uma vez que a repressão política e social tirou sua terra e identidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.