O FASCÍNIO REVELADOR PROVOCADO PELOS NARRADORES EM RELATO DE UM CERTO ORIENTE E EM DOIS IRMÃOS, DE MILTON HATOUM
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v14i24.20974Palavras-chave:
Milton Hatoum. Relato de um certo Oriente. Dois irmãos. Narrador.Resumo
O narrador é uma categoria literária muito importante nas obras da contemporaneidade e constitui cada vez mais uma base importante para os romances publicados. No caso das obras do amazonense Milton Hatoum, tal categoria literária constitui um espetáculo à parte que faz com que o leitor se prenda à leitura e revisite a obra buscando aquilo que é dito e os espaços “não-ditos” que serão por ele completados que auxiliarão na completude da obra. O primeiro romance de Milton Hatoum, Relato de um certo Oriente (1989), traz um mosaico de narradores que redundam em um principal, sendo um por capítulo e que completam um círculo memorial potente no que se refere à construção da história de uma família de imigrantes libaneses no coração da selva amazônica. No caso do romance seguinte, publicado onze anos mais tarde, Dois irmãos (2000), um narrador que participa da história revela a saga dos gêmeos, inspirada nos bíblicos Esaú e Jacó, na qual a opressão que ele e sua mãe sofrem se torna combustível para um relato por vezes sóbrio e por vezes vingativo inserido em meio à narrativa e que traz ao leitor o dilema da paternidade, a vingança, a loucura e a destruição familiar ocorrida em uma família de imigrantes e descendentes de libaneses, ocasionada pelo egoísmo e desacerto na condução familiar por parte de uma forte matriarca. O artigo em questão analisará a força dos narradores e sua mobilidade nos dois romances, estabelecendo uma comparação que elucide as estratégias do autor
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.