"Memórias de Lázaro" de Adonias Filho: uma escrita romanesca de devaneios líricos
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v5i5.2098Palavras-chave:
Memória, Conflito interior. Criatividade narrativa. Sensações. Humanização. AnimalizaçãoResumo
Memórias de Lázaro é uma obra da literatura brasileira escrita sobre as bases da memória literária, permeada em sua tessitura de devaneios líricos que fazem aflorar um certo realismo jocoso, carregado de imagens evocadas nas pequenas histórias que vão derivando da interlocução entre os personagens ou das próprias reminiscências advindas do conflito interior de seu narrador-mor. Rico em recursos narrativos, Memórias de Lázaro provoca o leitor pelos seus zig-zags, proposta modernista na qual o romance perde a linearidade e faz aflorar no jogo das palavras se dissolvem, fazendo brotar sensações profundas, voltadas para a recordação, para a saudade, manifestandos na profusão dos sentidos.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
PINTO, D. J. "Memórias de Lázaro" de Adonias Filho: uma escrita romanesca de devaneios líricos. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 5, n. 5, p. p. 25–36, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v5i5.2098. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/2098. Acesso em: 20 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.