Fronteiras do local: o conceito de regionalismo nas literaturas da América Latina
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v5i5.2100Palavras-chave:
Literatura Comparada, Regionalismo, América Latina, Transculturação narrativaResumo
O artigo é resultado do trabalho que desenvolvemos no GT de Literatura Comparada da ANPOLL – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística –, em projeto de pesquisa que tem por objetivo discutir os conceitos críticos na América Latina, verificando a pertinência de tais conceitos e suas reconfigurações hoje em dia. Trata-se de reflexões realizadas em decorrência do projeto de pesquisa “Teorias críticas de Literatura Comparada na América Latina”, que visa à discussão dos vários conceitos de crítica na América Latina e, também, a produzir uma história da crítica e do desenvolvimento da reflexão teórica no subcontinente, a partir de um trabalho de autoria coletiva, fruto de um efetivo diálogo entre os membros do GT. Originariamente, essas reflexões são, ainda, resultados do nosso projeto de pesquisa institucional, intitulado “Regionalismos culturais: trocas e relações entre literaturas de fronteira”, em desenvolvimento, e fazem parte do livro Fronteiras do local: roteiro para uma leitura crítica do regional sul-mato-grossense (2008), de nossa autoria. Sob esta perspectiva, nossa reflexão volta-se para a revisão do Regionalismo como renovada categoria trans-histórica, cujo conceito operatório torna-se validado, em sua análise, para explicar os atuais transladamentos culturais e ao que o discurso crítico latino-americano denomina “transculturação narrativa”.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
DOS SANTOS, P. S. N. Fronteiras do local: o conceito de regionalismo nas literaturas da América Latina. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 5, n. 5, p. p. 47–61, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v5i5.2100. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/2100. Acesso em: 20 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.