Da história à ficção - Inés del Alma Mía (2006) - narrativa de conquistas históricas e pessoais
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v5i5.2105Palavras-chave:
Inés del alma mía (2006), Isabel Allende, romance históricoResumo
Diferentes culturas, diferentes civilizações, mundos antagônicos misturaram suas histórias, envolvidas em muita luta, crueldade e dominação. Este díspar universo histórico é ficcionalizado e representado, no decorrer das trezentas e sessenta e seis páginas do romance Inés del Alma Mía (2006). Principalmente no que se refere às mulheres, aos índios e aos negros, aspectos sempre muito recorrentes nas obras de Isabel Allende. O texto nos permite várias leituras, sejam elas sociológicas ou históricas. Narradora e personagem, Inés Suárez (1507 - 1580), espanhola, nascida em Plasencia, que viaja ao Novo Mundo em 1537, onde participa da conquista do Chile e da fundação da cidade de Santiago, narra quase sempre em primeira pessoa,relata a vida de uma mulher que rompe com todas as normas estabelecidas em sua época, tanto no mundo Europeu quanto no Novo Mundo. Ao relatar sua vida pessoal, encadeia em suas
narrações fatos históricos, ora em ordem cronológica, ora conforme a seleção de sua memória, organizada e dirigida por seus afetos. O estilo de uma retórica persuasiva, com marcante capacidade de expressão, se manifesta em uma linguagem dinâmica, se entrecruzam descrições e narrativas, intercaladas por diálogos em estilo direto. Sensibilidade e sensualidade parecem ser as evidências impregnadas no texto.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
CANELLO, M. Da história à ficção - Inés del Alma Mía (2006) - narrativa de conquistas históricas e pessoais. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 5, n. 5, p. p. 107–117, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v5i5.2105. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/2105. Acesso em: 20 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.