A INTERRUPÇÃO DIALÉTICA DE WALTER BENJAMIN NOS TEORES E NO SEM-EXPRESSÃO NAS AFINIDADES ELETIVAS DE JOHANN W. GOETHE
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v15i25.21364
Agências de fomento
Palavras-chave:
interrupção, Benjamin, afinidades eletivas, Goethe, sem-expressãoResumo
Pretendo mostrar neste artigo a operacionalidade do conceito de Interrupção Dialética de Walter Benjamin. Para isso, nos detivemos sobre a obra As Afinidades Eletivas Johann W. Von Goethe. Procurei situar o autor e obra historicamente para, em seguida, elaborar uma crítica de acordo com os pressupostos da interrupção incidindo no teor coisal e no teor de verdade do romance. Esta obra marca o triunfo da representação dos sentimentos e dos desejos inerentes aos seres humanos. Goethe se situa no grupo da intelligentsia alemã que era recrutada entre a burguesia, a nobreza e os servidores dos príncipes cultos. Neste grupo foi referendando o conceito de Kultur em oposição ao de Civilization. O sentido da interrupção dialética visa os gestos, fatos e acontecimentos longe de uma linearidade etapista. O método benjaminiano é construído no espaço indefinido entre a liberdade e a fidelidade, como se fossem alegorias. Concluirei o trabalho com o método da interrupção aplicado ao sem-expressão e ao silêncio presente no romance de Goethe. A interrupção, como uma categoria crítica, deve mostrar o teor da obra de arte.Downloads
Publicado
09-08-2019
Como Citar
MELO, R. S. A INTERRUPÇÃO DIALÉTICA DE WALTER BENJAMIN NOS TEORES E NO SEM-EXPRESSÃO NAS AFINIDADES ELETIVAS DE JOHANN W. GOETHE. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 15, n. 25, p. 156–173, 2019. DOI: 10.48075/rlhm.v15i25.21364. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/21364. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.