METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA E REGIONALISMO AMAZÔNICO: A DISPUTA PELO TERRITÓRIO ACREANO E OS RETRATOS DA EXTRAÇÃO SERINGUEIRA EM GALVEZ, IMPERADOR DO ACRE, DE MÁRCIO SOUZA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v15i25.21972
Agências de fomento
Palavras-chave:
Literatura, Realismo Maravilhoso, Metaficção Historiográfica, História do Acre, Regionalismo Amazônico.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir os processos da disputa pelo território acreano e os retratos da extração seringueira da Amazônia do fim do século XIX a meados do século XX trazidos por Márcio Souza em Galvez, Imperador do Acre. Para tanto, utilizamos as perspectivas teóricas da Metaficção Historiográfica, trazida por Linda Hutcheon (1991), posto a sua vertente que interpõe um diálogo entre a história e a ficção/literatura e do Regionalismo Nortista/Amazônico sob a perspectiva de Afrânio Coutinho (1986), de modo a reconhecer os traços regionais presentes e marcados no enredo da obra. Abordamos também os mecanismos do Realismo Maravilhoso utilizados por Márcio Souza para instituir as suas críticas imbuídas de humor e ironia às desigualdades vigentes na Amazônia da época, assim como ao governo brasileiro da Ditadura Militar, considerando o período de escrita do livro (1976).Downloads
Publicado
09-08-2019
Como Citar
XAVIER, L. S.; SILVA, M. C. da; MENEZES, A. A. L. METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA E REGIONALISMO AMAZÔNICO: A DISPUTA PELO TERRITÓRIO ACREANO E OS RETRATOS DA EXTRAÇÃO SERINGUEIRA EM GALVEZ, IMPERADOR DO ACRE, DE MÁRCIO SOUZA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 15, n. 25, p. 93–105, 2019. DOI: 10.48075/rlhm.v15i25.21972. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/21972. Acesso em: 20 abr. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ LITERATURA E SUAS FRONTEIRAS: DO LOCAL E DO GLOBAL
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.