MALANDRAGEM À PAULISTANA: A experiência do malandro na “Terra do Trabalho”

Autores

  • Matan Ankava EFLCH - UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v15i25.22078
Agências de fomento

Palavras-chave:

malandragem, modernização, Cidade de São Paulo, século XX

Resumo

O presente artigo visa estudar diferentes representações da malandragem, tendo como centro de reflexão a imagem do malandro paulistano. Figura fundamental no imaginário cultural brasileiro, consideramos que o sujeito malandro e suas construções imagéticas indicam a difusão de diferentes discursos e valores. Consequentemente, entendemos que as metamorfoses que experimenta este sujeito, evidenciadas em diferentes produções literárias, indicam mudanças ideológicas, culturais, sociais, políticas vivenciadas no país. Debruçando sobre estudos e reflexões acerca da malandragem, acreditamos poder enxergar sua presença como traço sociocultural, marcadamente contínua, que se rompe com a disseminação das mentalidades ditas “modernas”. Assim, a imagem tradicional do sujeito malandro, cristalizada na figura do sambista-malandro carioca dos anos 1920 e 1930, sofre transformações significativas com a ampla difusão de um novo geist e estruturas sociopolíticas, tendências que se fazem fortemente expressas no samba produzido na “cidade que mais cresce no mundo” - São Paulo, em meados do século XX.

Biografia do Autor

Matan Ankava, EFLCH - UNIFESP

Bacharel e licenciado em História - USP, 2016

Mestrando no PPG História - Unifesp, 2018

Graduando em Letras - USP, 2018

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Publicado

09-08-2019

Como Citar

ANKAVA, M. MALANDRAGEM À PAULISTANA: A experiência do malandro na “Terra do Trabalho”. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 15, n. 25, p. 282–297, 2019. DOI: 10.48075/rlhm.v15i25.22078. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/22078. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA