AS MULHERES E SUAS HISTÓRIAS: FIDELIDADE E VIDA CONJUGAL EM A BELA INFANTA E A INCRÍVEL HISTÓRIA DA IMPERATRIZ PORCINA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v15i26.22332
Agências de fomento
CNPq
Palavras-chave:
Poesia popular brasileira. História da literatura. Fidelidade feminina.Resumo
Este trabalho é resultado das discussões suscitadas pelas pesquisas desenvolvidas sobre a literatura oral e popular brasileira, as quais tiveram como base o romance de tradição oral A bela Infanta, encontrado em 2011 na região sul do Rio Grande do Sul, de autoria de Rosa dos Santos Carvalho, e o folheto nordestino A incrível história da imperatriz Porcina (2004), do cearense Evaristo Geraldo da Silva. Com o pressuposto de que as poéticas orais desempenhavam e ainda desempenham um papel relevante na sociedade, este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel da mulher tradicional no contexto das poesias populares de origem medieval e, mais amplamente, no imaginário social. Além de descrever o fascinante processo que essas poesias percorreram e continuam a percorrer, no tempo, nas culturas, nas sociedades, nas épocas, nas classes sociais, de modo a esclarecer a permanência dessas temáticas nas poesias populares da Idade média até contemporaneidade.Downloads
Publicado
31-01-2020
Como Citar
VELOSO, C. AS MULHERES E SUAS HISTÓRIAS: FIDELIDADE E VIDA CONJUGAL EM A BELA INFANTA E A INCRÍVEL HISTÓRIA DA IMPERATRIZ PORCINA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 59–80, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v15i26.22332. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/22332. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.